DAE Jundiaí instala estações de monitoramento de qualidade da água
A DAE Jundiaí deu início a um novo projeto de monitoramento da qualidade da água dos mananciais que abastecem a cidade: a ação será realizada por meio da instalação de oito estações de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Na lista, estão os rios Jundiaí, Jundiaí Mirim, Capivari e Guapeva. O investimento é de R$ 1,9 milhão.
A gerente do Laboratório de Controle de Qualidade da empresa, Karen Tasaka, explica que o objetivo do projeto é avaliar de forma constante a qualidade da água dos rios e monitorar a vazão de entrada e saída desse volume.
“As estações serão equipadas com sondas multiparâmetro, que transmitem os dados coletados para um software via satélite. Os resultados enviados nos permitirão tomar as ações necessárias para manter e melhorar a qualidade da água dos mananciais”, afirma.
Para garantir a precisão dos dados, as sondas serão calibradas mensalmente e estarão instaladas em áreas protegidas com cercas e material de inox, de modo garantir a durabilidade dos equipamentos. “Este tipo de monitoramento já é realizado em alguns pontos do Estado, mas é a primeira vez que um projeto deste porte é implantado na região”, conta Karen.
O diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro, aponta que as estações ampliam ainda mais a segurança e a qualidade da água de Jundiaí. “Nossos resultados são divulgados no Relatório Anual de Qualidade da Água e também no site da DAE. A população pode acompanhar, comprovando a qualidade da água que chega às suas casas”, diz.
Qualidade e segurança
O trabalho das novas estações complementa as ações já realizadas pelo Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, que realiza cerca de 300 coletas de água e duas mil análises mensais em amostras de toda a rede de distribuição de água do município. Além disso, a equipe do Laboratório também monitora os resultados do tratamento do esgoto na cidade. Atualmente, 99,65% da população urbana e rural de Jundiaí conta com redes de água e 98,81% com redes de esgoto, sendo que 100% do que é coletado passa por tratamento.
O monitoramento é acompanhado e orientado pela Vigilância Sanitária. Quando identificados problemas, a Seção de Desinfecção e Higienização de Instalação da empresa atua para corrigir e restabelecer os padrões de potabilidade.
Em casos de alterações na água, a DAE orienta que os munícipes registrem uma solicitação na Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.
➡ Fonte / 📸 Prefeitura de Jundiaí