Seminário de Reabilitação da Pessoa com Deficiência tem mesa redonda sobre capacitismo
Com o tema “As Múltiplas Dimensões do Cuidado”, o Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD) “Maria de Lourdes Guarda”, vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza o I Seminário de Reabilitação da Pessoa com Deficiência na Universidade Paulista (UNIP). A abertura, nesta terça-feira (25), contou com apresentações de dança do PEAMA e da Amarati, e com uma mesa redonda que abordou o capacitismo.
“No Brasil e no mundo, ainda existem barreiras urbanísticas, de transporte, tecnológicas, de assistência e, principalmente, barreiras provocadas pela desinformação e pelo preconceito. Esse evento é fundamental para falar sobre o tema e, cada vez mais, qualificar o atendimento às pessoas com deficiência na cidade, visando a promoção da saúde qualificada e humanizada”, destacou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, representando o prefeito Luiz Fernando Machado.
A gerente do NAPD, Vanessa Vicentini, também destacou a importância da atividade. “Estamos ampliando a reflexão sobre o capacitismo, sendo de suma importância resgatar que todas as pessoas são únicas e a diversidade é o que colore, diverte e enriquece o mundo. Além disso, contaremos com convidados que trazem informações que vão refletir em nossos atendimentos diários”, ressaltou.
Nesta quarta-feira (26), a programação contará com cursos práticos e teóricos sobre feridas; estomas; incontinência urinária; locomoção, posicionamento e atividades de vida diária; e órteses, próteses, locomoção e prevenção de quedas.
Também prestigiaram a abertura a gestora adjunta da UGPS e diretora de Atenção Básica à Saúde, Daniele Evangelista, o assessor municipal de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Jundiaí, Kelly Cristina de Melo.
NAPD
O NAPD é referência para o atendimento de pacientes com sequelas neurológicas, malformação congênita, doenças progressivas e amputados da microrregião composta por sete cidades. Em setembro de 2023, o serviço foi transferido para um imóvel moderno na avenida Carlos Salles Block, 248, no bairro Anhangabaú. Com investimento de cerca de R$ 275 mil da Prefeitura na reforma, o equipamento passou a ter o dobro de espaço, entrada exclusiva para ambulâncias e passou a contar com um sanitário para pessoas ostomizadas, uma novidade na cidade.
➡ Fonte / 📸 Prefeitura de Jundiaí