Torneio MenteInovadora reúne conhecimento, habilidades emocionais e estratégia
A manhã desta quarta-feira (26) foi especial para os estudantes de Jundiaí. Pelo terceiro ano consecutivo o Torneio MenteInovadora é realizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB). Os classificados para as finais disputaram as rodadas decisivas com os jogos de estímulo de raciocínio lógico matemático, estratégico e de habilidades socioemocionais. A competição foi transmitida simultaneamente entre todas as escolas.
O trio Aila Sofia de França, Alice Raia e Ulisses Vendramin, todos com 10 anos, são estudantes da EMEB Janet Prado, na Vila Nambi, participaram das fases classificatórias da competição e na manhã de hoje, acompanhavam as disputas dos colegas. Alice também atuou como fiscal das rodadas. “Os jogos nos ajudam na matemática, no raciocínio e resolução de problemas, que usamos na vida, como para estudar”, explica Aila. Já Ulisses, que no ano passado chegou à final, comenta sobre outro ponto importante: paciência. “Os jogos fazem a gente ter paciência, respeito, controlar as emoções”, explicou o menino, que passou a ter mais paciência desde que iniciou com os jogos.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão da Educação (UGE), a aprendizagem das crianças tem grandes ganhos com a utilização dos jogos MenteInovadora. “Além das habilidades sociais, que são aplicadas ao longo da partida, as crianças têm contato com as emoções de ganhar, perder, compartilhar as estratégias, desenvolvem o raciocínio lógico e matemático. Todas as habilidades serão exigidas no futuro, quanto estiverem no mercado de trabalho. São qualidades que diferenciam um candidato durante uma entrevista”, detalha.
Ainda de acordo com a gestora, na EMEB Janet do Prado, a evolução dos estudantes nos conhecimentos matemáticos a partir da inserção das atividades foi relevante, inclusive para os resultados de avaliações externas. “Os resultados já alcançados pelos jogos e o Torneio MenteInovadora reforçam que a educação é a ferramenta que transforma o futuro das crianças e da nossa sociedade”, lembrou o prefeito Luiz Fernando Machado.
Disputa
Ao longo de toda a manhã, as 75 escolas de ensino infantil e fundamental de Jundiaí desenvolveram rodadas de jogos lógicos e matemáticos do pacote MenteInovadora – incluído no programa Escola Inovadora e Currículo Jundiaiense -, sendo aplicado há três anos, entre as crianças de 4 a 10 anos.
As disputas em jogos de tabuleiros, o torneio MenteInovadora une-se ao programa Escola Inovadora, no eixo da qualidade de ensino. Trata-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades de planejamento estratégico, tomada criativa de decisões e competição saudável, associando o raciocínio lógico matemático à saúde emocional dos nossos meninos e meninas.
➡ Fonte / 📸 Prefeitura de Jundiaí