Confira a programação cultural para o último final de semana de junho
Entramos na reta final do mês de junho, e para esse último final de semana, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou ações e atrações culturais que contemplam diversos públicos e várias com entrada gratuita.
Confira a programação de cada equipamento cultural para o final de semana:
Biblioteca Nelson Foot (BNF)
No sábado (29), às 11h, com entrada gratuita, a Cia. Tramp de Palhaços apresenta o espetáculo “Charanga da Tramp”. Imagine uma banda formada apenas por palhaços tocando instrumentos inusitados, cantando cantigas e trazendo consigo o universo circense, com malabares, acrobacias e palhaçaria. Pois é exatamente isto que a “Charanga Tramp” traz em suas ações, onde a comédia está presente o tempo todo e envolvendo crianças e adultos.
A Biblioteca está localizada dentro do Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento aos sábados é das 10h às 17h.
Fábrica das Infâncias Japy
As atrações aos finais de semana começam sempre às 10h30. No sábado (29) Contação de história “TUM! POF! BAM!” – As Estórias em Quadrinhos! com a atriz, Ana Paula Castro. As histórias em quadrinhos (HQ) são uma conexão entre os textos e as imagens, oferecendo um maior incentivo para que o leitor busque em seu cotidiano outros tipos de leituras. Esse gênero textual, em conjunto com outros gêneros, formam um repertório de instrumentos que estimulam o raciocínio e a imaginação do leitor, sejam elas crianças, jovens ou adultos.
No domingo (30), contação de história: “Tá na Hora das histórias da Raposa” com a atriz Rosangela Torrezin. Numa fabulosa mistura, “Tá na hora das fábulas de raposa” reúne algumas das mais fantásticas fábulas cuja personagem principal seja a raposa, totalmente adaptadas para o universo infantil, com músicas e brincadeira. Resgatando assim essas histórias cuja criação é atribuída a Esopo, e que atravessam o tempo e espaço e até hoje nos fazem refletir sobre questões morais e comportamentais.
Voltada para o público infantil, e porque não para adultos também, essa apresentação traz diversão e sugere interação com todos. Fábulas apresentadas: A Raposa e a Cegonha, A Macaca e a Raposa – em o meu rabinho e A Raposa e as uvas.
Toda programação é gratuita e o acesso da garotada é por ordem de chegada.
A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175 – vila Arens. O horário de funcionamento do local, aos finais de semana é das 9h às 13h.
Centro das Artes – Sala Glória Rocha
A Sala Glória Rocha será palco de dois espetáculos gratuitos com a Cia. Jovem de Dança. Com apresentações neste sábado (29), às 20h, e no domingo (30), a partir das 19h, o corpo artístico de Dança ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) leva para o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro as performances de três de suas coreografias: Rastilho, J’ai Pensé e Aquilo que guardo.
Os ingressos gratuitos para cada uma das apresentações podem ser retirados sempre um dia antes de cada espetáculo: a partir das 10h30, na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria do Centro das Artes, e a partir das 15h na bilheteria do Teatro Polytheama. Cada interessado poderá retirar até dois ingressos, inclusive nos totens eletrônicos disponíveis em cada um dos equipamentos culturais.
O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4589-6821.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
A exposição programada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) consiste em permitir ao público percorrer todas as salas do Museu sem uma exposição montada, mas sim pelas instalações e ambiências do prédio histórico.
Trata-se de uma proposta inovadora e metalinguística, que ressalta o patrimônio enquanto motivo da visita, e permite que o público observe a sua arquitetura, reflita sobre as suas instalações e analise os reflexos do passado estampados em suas paredes, teto e pavimento.
O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro e seu horário de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Museu dos Ferroviários
No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.
O Museu está localizado na avenida União dos Ferroviário, 1.760, dentro do Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). O horário de funcionamento aos finais de semana é das 10h às 17h.
Pinacoteca
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes está abrigando a exposição “Cerâmicas”, do artista visual Tiago Arlindo – Vulgoxis. “Cerâmicas” é uma iniciativa significativa para promover o reconhecimento, a valorização e o respeito pelas expressões artísticas do Nordeste Brasileiro, destacando suas contribuições para a formação do patrimônio cultural do Brasil.
Esse final de semana será a última oportunidade para o público visitar as exposições “Edison um jundiaiense”, que reúne 18 telas e 15 entalhes do artista plástico, pintor e escultor Edison Lufaac e “Ondas de Memórias “do artista Jesús Alberto Cruz Londono – Cruz Artista Colombiano. A mostra é um compêndio de obras que fundem a invenção do artista, a “Máquina Frequências 3”, com pinturas inspiradas em livros que ampliam os conceitos de frequência em nossa vida cotidiana, acompanhada de reproduções que percorreram diversos países, convidando o público a explorar a interseção entre arte, tecnologia e a essência de nossa existência
É possível ainda conhecer as obras do acervo permanente da Pinacoteca, com obras dos artistas Inos Corradin e Diógenes Duarte Paes.
A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro. O horário de funcionamento é das 10h às 17h, de terça a domingo. A entrada é gratuita.
Teatro Polytheama
No palco do Polytheama neste final de semana, o público poderá conferir nesta sexta-feira (28), às 20h, o espetáculo musical “Encontro Elis & Tim” – Show Tributo.
Dois shows no mesmo palco. Um espetáculo irretocável, que retrata o que seria presenciar, ao vivo, em uma única apresentação, o encontro, para muitos, de duas das maiores vozes da Música Popular Brasileira. “Encontro Elis & Tim” – Show Tributo, um espetáculo que promete embarcar o público numa viagem emotiva, encantando por excelência todo seu público, desde os mais experientes que tiveram a oportunidade de vivenciar o auge dessas duas potências musicais, até mesmo as novas gerações que aprendem a admirar as músicas, e por que não dizer, hinos da MPB. Um show de emoção revivendo os grandes sucessos dos monstros sagrados da MPB Elis Regina e Tim Maia. Em qualquer show tributo a atenção aos detalhes é pré-requisito, sendo assim, absolutamente, nada foi deixado ao acaso, um espetáculo, uma homenagem que irá emocionar a todos.
Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.
No sábado (29), às 20h, Stand Up com Danilo Gentilli em show solo. Classificação etária: 16 anos. Danilo Gentili dispensa apresentações. Reconhecido como um dos precursores e idealizadores do movimento do stand-up comedy no Brasil. Nos palcos, foi membro do “Clube da Comédia” e criou o “Comédia ao Vivo”. Na televisão, ganhou projeção nacional como repórter do programa humorístico “CQC”, e do seu talk show “Agora É Tarde”, migrando em 2014 para o SBT, onde bate recordes de audiência até hoje no “The Noite”. Como apresentador coleciona inúmeros prêmios e, como comediante, inúmeros processos, sendo o recordista nessa área no Brasil. Danilo voltou ano passado para os palcos com seu novo solo que foi sendo construído na estrada. Contando histórias de como lidou com a pandemia, fatos divertidos nos bastidores da TV e, claro, como mantém seu advogado ocupado a cada novo processo, uma coisa é certa: o público vai morrer de rir. Imperdível!
Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.
E no domingo (30), às 19h30, alunos do Anita Grossi Studio de Dança apresentam “Gala 2024”, reunindo as principais coreografias de jazz, ballet e contemporâneo desenvolvidas pelos coreógrafos e professores da escola neste primeiro semestre.
Ingressos à venda tanto nas bilheterias do Teatro Polytheama e do Centro das Artes, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.
O Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.
➡ Fonte / 📸 Prefeitura de Jundiaí