Prefeitura realiza dia D de Multivacinação e enfrentamento da dengue em duas UBSs da cidade
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Promoção a Saúde (UGPS), realizou neste sábado (29), o dia D de Multivacinação, e para o enfrentamento da dengue.
As UBSs Nova Unidade Básica de Saúde (UBS Jardim do Lago), e a UBS Tamoio, funcionaram das 8h às 16h. Foram ofertadas todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Imunização, além dos imunizantes contra a Influenza (gripe) a partir dos seis meses, contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e a vacina contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos e também para as pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos.
“A ação é mais uma chance para que a população mantenha a carteirinha de vacinação em dia, para que, caso fique doente, a doença não se agrave podendo levar à morte”, explica Tiago Texera, Gestor da Unidade de Saúde.
Foi também o encerramento da Campanha contra a Paralisia Infantil, voltada para as crianças menores de 5 anos. “Não podemos dar margem para a volta da pólio, então as gotinhas da vacina previnem essa doença terrível e irreversível que causa a paralisia nas crianças”, acrescenta o gestor.
Quem aproveitou para colocar a carteirinha de vacinação dela e, dos filhos em dia, foi a Vanessa Alves, que apesar de ser moradora do bairro Santa Gertrudes, não se importou com a distância.
“É importantíssimo que todas as vacinas estejam em dia. Todo ano nós tomamos todas as vacinas que precisam para evitar o risco de contrair alguma doença”, Relata Vanessa Alves, auxiliar de Recursos Humanos.
Quem teve a mesma ideia foi a família do Bruno da Silva, que, quando soube que a UBS funcionaria no sábado, não pensou duas vezes e foram todos atualizar a carteirinha de vacinação.
“Eu tomei da gripe e da Covid, minha esposa, da Covid, o Miguel, da gripe e Da Covid e o Samuel, Covid, gripe e HPV, é importante para proteger a gente e as outras pessoas também”, disse Bruno da Silva.
Sintomas
Se você sentir dor abdominal intensa, náuseas, vômitos persistentes e sangramento nas mucosas, procure ajuda médica o mais rapidamente possível.]
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí