Jundiaí integra mais dois municípios à Rede de Cidades das Crianças
O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu, na manhã desta segunda-feira (01), os prefeitos e equipes de Estância Velha (RS) e Vinhedo (SP) para a assinatura de adesão desses Municípios à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. O ato formal foi realizado no gabinete de governo do Paço Municipal, uma vez que Jundiaí é a sede da Rede, que, com as assinaturas, passa a contar com 17 integrantes.
“A grande balizadora deste conceito e desta Rede de Cidades das Crianças é a tese de que o desenvolvimento social passa pelos investimentos no desenvolvimento integral dos seres humanos. E o momento adequado para investir é a infância, quando, de acordo com as pesquisas acadêmicas, acontece cerca de 80% da formação dos indivíduos. Por isso a nossa alegria em contar com mais parceiros interessados em reverberar e ampliar esta prática que acredita nas potências das crianças e deixa os melhores legados para a sociedade e para as cidades”, comentou Luiz Fernando.
De acordo com o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, o momento pôde ser traduzido pela palavra felicidade. “Tomamos conhecimento desta iniciativa por meio de Jundiaí, quando participamos da inauguração do Mundo das Crianças, e foi algo que nos encantou. Acreditamos na iniciativa, que, logo em seguida, teve a adesão principalmente entre nossos educadores. A ideia agora é maximizar este alcance.”
Já Diego Francisco, chefe do Executivo do Município gaúcho, compartilhou como sua equipe tomou conhecimento da Rede. “Participamos, em março do ano passado, do Encontro promovido por Jundiaí e já estivemos aqui numa outra oportunidade para o início de um trabalho técnico que já nos rendeu a criação de um grupo de trabalho intersetorial e de um comitê de escuta das crianças. Essas medidas eram exigências da adesão à Rede, que oficializamos com esta assinatura. Agora é utilizar bem esta chancela e potencializar a participação das crianças nas tomadas de decisões”, comentou. Estância Velha fica a cerca de 50 quilômetros da capital gaúcha e tem cerca de 50 mil habitantes.
Marcelo Peroni, que é gestor de Cultura de Jundiaí e responsável da Rede Brasileira, ressaltou o convite dos novos integrantes para o Encontro de agosto. “Em pouco mais de um ano de sua criação, a Rede Brasileira tem tido a felicidade de crescer rapidamente e por meio da adesão de equipes técnicas comprometidas com este conceito que trata da escuta das crianças e da garantia de sua autonomia dentro das cidades. Fica aqui registrado o nosso convite para que todos retornem a Jundiaí em agosto, durante o nosso 2º Encontro, quando, dentro das agendas programadas, haverá momentos dedicados especialmente para que a Rede possa dialogar com o Francesco Tonucci e a Lorena Morachimo, que são os idealizadores deste conceito e coordenadora internacional de redes, e cujas presenças já estão confirmadas.”
Após a assinatura, os termos serão enviados para a Associazione Francesco Tonucci, sediada em Roma, na Itália, para validação e, em seguida, publicação de decreto nas Imprensas Oficiais dos respectivos Municípios. Os pontos focais dos novos integrantes serão Luciane Murer e Jaqueline Hansen, respectivamente, de Vinhedo e Estância Velha.
Também fazem parte da Rede Brasileira os seguintes Municípios: Benevides (PA); Boa Vista (RO); Brasiléia (AC); Fortaleza e Sobral (CE); Osório e Pelotas (RS); e os paulistas Itu, Itupeva, Jarinu, Louveira, Mococa, Mogi das Cruzes e Rio Claro. Interessados na proposta e na adesão à Rede podem obter mais informações pelo e-mail cidadesdascriancas@jundiai.sp.gov.br.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí