Estudantes desenvolvem no FabLab materiais para as melhorias do parque no Jardim das Tulipas
Os estudantes do 5º ano C da Emeb Professora Marina Rinaldi de Carvalho (Jardim das Tulipas) tiveram na manhã da última sexta-feira (25) o FabLab todo à sua disposição para desenvolver os materiais de seu projeto pedagógico de melhorias do bairro e no Parque Botânico Professor Aziz Ab’Saber.
Em setembro, a turma recepcionou o prefeito Luiz Fernando Machado no bairro, onde apresentaram as melhorias realizadas pela Prefeitura que já foram realizadas no local, além de quais eram as suas novas demandas. Os estudantes também já haviam sido recebidos no Paço Municipal para tratar de suas demandas e projeções.
Acompanhadas das educadoras Núbia Dianin e Brígida dos Santos, respectivamente, professoras de sala da turma neste ano e no ano passado, as 25 crianças puderam explorar as instalações do “laboratório maker” no Complexo Argos. Além de pesquisar sobre a flora do parque nos Chromebooks, as crianças utilizaram as bancadas de trabalho para desenvolver os projetos, utilizaram os programas “Tinkercad” e “Scratch” para modelagem e programação, e a cortadora a laser para desenvolver os totens de madeira com QR codes com informações sobre as árvores do parque.
Numa das estações, Eloá Conceição e Lara Pinheiro, de 11 anos, pesquisaram sobre as características das árvores. “Pesquisamos se cada uma delas é ou não alimentícia. Essa é uma informação importante, para que as pessoas saibam disso e não confundam, e para entender quais animais, como macacos e pássaros, são atraídos por elas”, comentaram as colegas.
Já a dupla Bryan Alexandria, de dez anos, e Kalebe Santos, de 11 anos, recordaram a visita, enquanto trabalhavam na cortadora a laser. “Estamos fazendo a impressão dos QR Codes e cortando a madeira que ficará ao lado das árvores identificadas. É de uma madeira muito boa, para resistir ao clima”. Cada um dos códigos irá direcionar a uma página na plataforma Padlet com as informações pesquisadas pelos estudantes dos terceiros anos, sobre as árvores encontradas no local, como mutambo, peroba rosa e ipê verde.
A gestora de Educação, VastÍ Ferrari Marques, ressalta a importância da iniciativa. “O envolvimento dos estudantes com as melhorias do bairro e do parque são, na prática, a escuta das crianças e a realização dos eixos do programa Escola Inovadora e da metodologia do ‘Desemparedamento da Escola’, na modalidade Cidade Educadora. O interesse e compreensão das crianças sobre a realidade do bairro em que vivem demonstram a transposição dos conteúdos pedagógicos na vida delas e da comunidade, reiterando o compromisso da rede municipal com o incentivo às aprendizagens em contato com a natureza, investigação, prototipagem e pesquisa.”
O Parque Botânico passa por intervenções, como a revitalização das pontes de madeira, trocas de iluminação, novo paisagismo e melhorias na infraestrutura.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí