Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
Com o objetivo de orientar os consumidores e fornecedores sobre a Black Friday, tradicional período de compras que oferece aos consumidores descontos convidativos, o Procon Jundiaí, em parceria com a Fundação Procon/SP, estará nesta sexta-feira (8), das 9h às 16h, em frente à Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), reunindo especialistas da área de defesa do consumidor.
A ideia é fornecer informações para que os consumidores façam compras seguras e, principalmente, não consumam sem necessidade. Com as orientações, espera-se a redução na quantidade de problemas e reclamações formalizadas durante o período de compras.
Segundo o procurador do Município de Jundiaí, Alexandre Hönigmann, chefe da Procuradoria de Assuntos de Cidadania, entre as principais queixas registradas é a falta de entrega de produto. “Às vezes os fornecedores, ou seja, as empresas, ofertam mais produtos que possuem em estoque, gerando atraso na entrega ou, muitas vezes, cancelando a compra ou nem entregando o produto”, relata.
Durante a ação, tanto os consumidores como lojistas podem contar com o auxílio do Procon. Apesar de ser um órgão de proteção do consumidor, os lojistas também terão suas dúvidas sanadas. “O serviço que estará acontecendo em diferentes regiões do Estado é gratuito. Vale ressaltar que o público é sempre diverso, mas o perfil O perfil do consumidor que mais demanda a intervenção do Procon são aqueles que se utilizam de serviços ou compras on-line.”
Os atendentes estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre práticas comerciais, promoções, ofertas e os direitos dos consumidores, garantindo um consumo mais consciente e seguro durante o evento.
Mais dicas:
– Pense se há necessidade da compra naquele momento;
– Nem sempre os produtos estão em promoção já que os comerciantes podem aumentar o preço dias antes que antecedem o evento e voltar com o preço original no dia, dando a impressão do desconto, por isso, pesquise o que deseja comprar;
– Tenha cuidado com os sites falsos. Compre em sites seguros e, se for utilizar cartão, dê preferência ao ‘cartão virtual’ oferecido por alguns bancos;
– Não deixe de verificar o prazo de entrega no ato da compra e que conste em algum documento;
– Sempre exija nota fiscal para ter segurança na compra e ter um documento oficial para efeitos de garantia do produto;
– Quando efetuar o pagamento verifique se o valor está de acordo com o que foi oferecido, assim como se o valor das parcelas estão corretas.
Vale ressaltar que o Procon-SP divulga ao longo de todo o mês de novembro em suas redes vídeos, cards, dicas e recomendações para os consumidores não serem enganados com ofertas desvantajosas, ou para evitarem cair em golpes, que também aumentam neste período de grande demanda por compras.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí