Funss investe na capacitação de acompanhante de idosos
O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o COMDIPI – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, abriu as portas para os alunos do curso de Acompanhante de Idosos, a primeira das sete turmas de capacitação que serão realizadas pela entidade. No curso são abordados conteúdos com a finalidade de promover o bem-estar, a segurança e a saúde dos idosos.
Aos 57 anos e prestes a se aposentar, Maria de Fátima Mendes viu no curso a oportunidade de uma nova profissão. Hoje, ela cuida dos netos enquanto a filha trabalha, mas a capacitação é uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. “Minha expectativa é enorme em relação ao curso, pois há uma ampla área de atuação e pode me permitir seguir cuidando dos familiares em situação de enfermidade ou incapazes”, afirmou.
Quem também anseia por novos conhecimentos é Edriele Araújo, de 26 anos. A recepcionista hospitalar se especializou em gestão de saúde e o curso é a oportunidade de expandir suas habilidades. “Me identifico muito com os idosos e, diariamente, vejo o quanto que o conhecimento pode ser aplicável na rotina do meu trabalho”.
Com vocação voltada à qualificação profissional e com o objetivo de contribuir com o fortalecimento das famílias de Jundiaí, o Fundo Social de Solidariedade vai oferecer turmas de acompanhante de idosos também de forma descentralizada. “Sabemos da demanda por esse tipo de profissional e do quanto é importante para as pessoas em vulnerabilidade na terceira idade, por isso vamos capacitar também a população em locais mais afastados da região central, como Ivoturucaia, Novo Horizonte e Santa Gertrudes”, destaca o diretor do Funss, Anderson Roberto Florêncio Lopes.
Para a capacitadora Ana Paula Zulpo, o curso de Acompanhante de Idosos vai orientar e instrumentar os participantes para cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. “Cuidar é um ato de amor, e cuidar de forma correta ajudará a todos a promoverem uma saúde mental e física de qualidade aos idosos”.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí