Festa da Uva: entenda como fica a organização do maior evento da cidade
A 40ª Festa da Uva de Jundiaí, prevista para o período de 23 de janeiro a 16 de fevereiro de 2025, já está com a sua estrutura de grande porte definida, contratada e com a montagem em andamento. Todas essas providências já foram tomadas pelo atual governo. O evento está estruturado para atender ao mesmo público do ano passado – cerca de 240 mil pessoas – com cinco palcos, mais de 800 atrações, área de lazer, alimentação, exposição de frutas e programação cultural.
Ao novo governo, caberá a realização do próprio evento, as contratações das estruturas adicionais, programação cultural e das demais atividades – isso porque estas sempre são feitas no ano de realização do evento e de acordo com a definição do formato escolhido pelos seus realizadores – Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Associação Agrícola.
Assim como acontece em todas as edições, desde 2017, a Festa da Uva, maior evento da cidade, conta com aporte de recursos tanto do ano anterior quanto do ano vigente à sua realização, de modo a atender os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Esse cronograma de organização da Festa é igual ao dos últimos anos, sem qualquer mudança. Parte feito no mês que antecede o evento, outra parte no mês de concretização”, explica o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) Eduardo Alvarez. “Existe uma previsão de quanto será o custo, contudo, essa estimativa é feita com base nas tomadas de preços do ano anterior, e sendo as contrações efetivadas no próximo ano, ocorrem revisão nos valores pela inflação. Sempre é necessário ajuste no orçamento para custear um evento desta magnitude”, ressalta.
Ainda de acordo com Alvarez, que está à frente da Festa da Uva desde o primeiro ano do governo Luiz Fernando Machado, em 2017, quando apesar dos recursos escassos houve a opção por realizar o evento dada à sua importância, é primordial que a o tema siga na pauta de transição com a evidência da matriz de responsabilidades. “O cenário hoje é completamente diferente. A Festa está organizada. Estamos seguindo os mesmos passos dos anos anteriores, com todas as contratações possíveis sendo feitas neste ano e as projeções entregues para o grupo de transição do novo governo, que terá a incumbência de conduzir o evento, bem como definir o seu formato em termos de quantitativo de atividades, de expositores e campanha publicitária, por exemplo”, explica.
A última edição da Festa da Uva, em 2024, apresentou resultados expressivos: foram 242 mil visitantes de 495 cidades, 26 estados e 24 países, 128 toneladas de frutas comercializadas, além de 900 artistas locais contratados para as apresentações. “A Festa da Uva não é um evento de uma gestão ou outra. É da cidade, da população de Jundiaí”, afirma Alvarez.
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí