Gustavo Martinelli é eleito presidente da RMJ
Nesta quinta-feira (27), em reunião realizada no municÃpio de Jarinu, foi escolhida a nova gestão da RMJ – Região Metropolitana de JundiaÃ. Quem estará à frente da presidência será o prefeito Gustavo Martinelli.
A prefeita de Jarinu, Débora Prado, irá ocupar o cargo da vice-presidência da RMJ.
A Região Metropolitana de JundiaÃ, criada em 30 de novembro de 2021, é uma região do estado de São Paulo, Brasil, formada pelos municÃpios de JundiaÃ, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itupeva e Cabreúva, apresentando urbanização contÃnua e/ou processo de conurbação entre suas áreas urbanas, havendo integração econômico-funcional entre eles.
Localiza-se entre as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Sorocaba. Foi criada inicialmente com o status de aglomeração urbana, a primeira do estado de São Paulo, e a quarta ‘entidade metropolitana’, após a Grande São Paulo (1973), Baixada Santista (1996) e Região Metropolitana de Campinas (2000). Juntamente com estas três regiões metropolitanas citadas, mais as áreas metropolitanas do Vale do ParaÃba e de Sorocaba e ainda a Piracicaba, forma a Macrometrópole Paulista, a maior do hemisfério sul e uma das maiores do mundo.
A população somada é de 843.514 habitantes; em 2022 (Estimativa do IBGE), com um PIB conjunto de 31,4 bilhões de reais e uma renda per capita de 21.482 reais. O crescimento demográfico entre 2000-2009 foi o segundo maior entre as aglomerações urbanas e regiões metropolitanas paulistas (1,85% a.a.), sendo inferior apenas à AU de Sorocaba (2,01% a.a.) e superior a média estadual (1,33% a.a.).
Mais informações na programação Tvtec.

Foto: Arquivo