Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

CBF age na Conmebol em defesa do Fortaleza

Publicada em 11/04/2025 às 14:34

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) formalizou um pedido à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para que o Fortaleza seja declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo-CHI, cancelada na noite dessa quinta-feira (10).

O jogo da 2ª rodada da Copa Libertadores, realizado no estádio Monumental David Arellano, em Santiago, foi suspenso após uma invasão de torcedores no gramado, motivando o cancelamento definitivo da partida.

Foto: Diário do Nordeste

No entendimento da CBF, o episódio caracteriza negligência por parte do Colo-Col-CHI, responsável pela organização do evento. A entidade brasileira baseou sua argumentação no Código Disciplinar da Conmebol, que prevê a determinação de um resultado de 3 a 0 a favor da equipe adversária em casos de responsabilidade ou negligência do mandante.

O artigo citado pela CBF afirma: “Quando uma equipe for sancionada com a determinação do resultado de um jogo por responsabilidade ou negligência, entender-se-á que o resultado é 3-0 a favor da equipe adversária no futebol de onze.”

A CBF informou que a solicitação foi feita oficialmente à Conmebol às 2h10 da madrugada desta sexta-feira (11). O pedido também foi ratificado pela manhã, às 9h15, com o envio de uma denúncia formal aos Órgãos Judiciais da Conmebol. Veja o comunicado na íntegra:

“A CBF lamenta profundamente a morte dos dois torcedores chilenos e os episódios de violência ocorridos na partida entre Colo-Colo e Fortaleza, realizada na quinta-feira (10), em Santiago, pela Libertadores. Logo após a suspensão da partida, a entidade manteve contato com o CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, dando todo o suporte necessário ao clube desde então.
A CBF informa também que enviou, na madrugada desta sexta-feira (11), às 2h10, ao Diretor de Competições da Conmebol, Fred Nantes, um documento salvaguardando os interesses do filiado e pedindo a vitória ao Fortaleza pelo placar de 3 a 0, em razão da responsabilidade do clube mandante, de acordo com o previsto no artigo 6, item 3, “g” e 24, item 2 do Código Disciplinar da Conmebol.
Na manhã desta sexta, às 9h15, a CBF ratificou a decisão e enviou a denúncia (em anexo) aos Órgãos Judiciais da Conmebol fundamentando o pedido para o clube cearense ser declarado vencedor da partida.”

Fonte: Itatiaia Esporte


Leia mais DestaqueEsporteFutebolNotíciasSegurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2025/04/11/apos-tragedia-na-libertadores-cbf-toma-atitude-na-conmebol-em-favor-do-fortaleza/

Apoio