“O Cortiço”: Romance clássico dos vestibulares chega a Jundiaí com nova adaptação teatral
Agitando a quarta-feira (16), pré-feriado, o Teatro Polytheama recebe a peça “O Cortiço”, muito conhecida em solo nacional pela sua obra literária, escrita por Aluísio Azevedo, sempre presente na lista de leituras obrigatórias para o vestibular. Confira detalhes da obra e informações de ingresso e horários:
Sinopse:
A trama, escrita em 1890, retrata a vida em uma habitação coletiva chamada Cortiço São Romão, mostrando o cotidiano de seus moradores. A peça traz à tona personagens emblemáticas, como pedreiros, imigrantes italianos, homossexuais, curandeiras, lavadeiras e escravos, cada um com suas próprias lutas e desafios. Através de uma tragicomédia envolvente, a adaptação expõe as duras condições sociais enfrentadas pelos habitantes, abordando temas como pobreza, miséria, adultério, criminalidade e
exploração humana. A peça também faz uma crítica à disparidade entre a burguesia e o proletariado, refletindo sobre as complexidades das relações sociais da época.

Ingressos e Horários:
Ingressos à venda nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1053 – Centro) e pela internet, por meio da plataforma Sympla. O evento ocorre em dois horários, às 9h30 e às 20h, com duração prevista de 1h30 de espetáculo.
Ficha Técnica:
Adaptação: Vania Bastian e Valmir Budoia
Direção: Renato Mano
Cenário e Figurino: Fabricia Vivas e Valmir Budoia
Elenco: Caique Paparazzo, Ériko Carvalho, Jéssica Leão, Glauber Leme, Helcio Vidal, Renata Cristina e Viviane Zanelli
Diretora de Produção: Vania Bastian
Produtora Executiva: Nayana Gomes
Produtor Técnico: Daniel Selles
Realização: Grupo Trapiche