Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Paulista e União Barbarense reúnem curiosidades históricas; saiba quais

Publicada em 23/04/2025 às 15:21

O duelo da final desta quarta-feira (23), entre Paulista de Jundiaí e União Agrícola Barbarense, traz não somente uma rivalidade acirrada, como uma série de curiosidades muito interessantes. Entenda os fatores que se coincidem na história de ambos os clubes:

  • Campeões de Série C:

Ambas equipes já ganharam a Série C do Campeonato Brasileiro. O Paulista conquistou a terceira divisão nacional em 2001. Já o time de Santa Bárbara d’Oeste se sagrou campeão em 2004.

Em 2001, o Paulista, na época com o nome de Etti Jundiaí, venceu a Série C. Naquele ano, o clube também ganhou a Série A2. (Foto: Revista Placar)

Em 2004, foi a vez do União Barbarense conquistar a Série C. (Foto: Arquivo/ Futura Press)

  • Campeões da Série A2:

No estado, as equipes também construíram uma história vencedora, conquistando títulos da divisão que dá acesso à elite do Campeonato Paulista, a Série A2. O Galo conseguiu se sagrar campeão por quatro vezes (1919, 1921, 1968 e 2001), e o “Leão da 13” ganhou uma única vez, em 1998.

Vagner Mancini, campeão da Copa do Brasil de 2005 como técnico do Galo, marcou, como jogador, presença no título da A2 de 2001. (Foto: Futebol Interior)

Elenco do União Barbarense, campeã da A2 de 1998 (Foto: Divulgação/ União Barbarense)

  • Crises financeiras e jejum de participações na elite:

Infelizmente, tanto Paulista, quanto União Barbarense, passaram por problemas administrativos e acabaram se afundando numa espiral negativa, que culminou na quase falência de ambos os clubes.

O União Barbarense viu tudo desmoronar, colecionou rebaixamentos e bateu na última divisão do estado, em 2022. Em 2023, o tricolor jundiaiense foi rebaixado para a quinta divisão pela primeira vez em sua história. A tensão não se resumiu às quatro linhas, já que o estádio das equipes também foi ameaçado por leilões. O Jayme Cintra, casa do Paulista, teve leilão suspendido pela Justiça Federal em 2021. Já o do União Barbarense, Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, permanece com futuro incerto, com os trâmites ainda correndo na justiça.

Estádio Jayme Cintra possui capacidade máxima para 14 mil pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Estádio Antônio Guimarães possui capacidade parecida com a do rival. 14.913 pessoas (Foto: Marcelo Rocha/ Liberal)

O último confronto na elite de São Paulo foi realizado em 2013, em partida vencida pelo time jundiaiense, que, dentro do Jayme Cintra, superou os alvinegros por 1×0, com gol de Marcelo Macedo. Naquela edição, o Leão de Santa Bárbara fez sua última aparição na primeira divisão estadual. O Galo da Japi ainda permaneceria na Série A1 até o ano seguinte, quando fez apenas quatro pontos e foi rebaixado, sem nunca mais conseguir retornar ao primeiro escalão do futebol de São Paulo.

Em 2013, Paulista e União Barbarense se enfrentaram como participantes da 1ª divisão (Foto: Divulgação / Paulista de Jundiaí)

Agora, num momento de reconstrução, Paulista e União Barbarense medem forças num confronto que decidirá o campeão da Série A4 do Paulistão. Independente de quem sair vencedor, as duas equipes já estão previamente classificadas para a Série A3 do ano que vem. O primeiro jogo da final ocorre hoje (23), às 20h30, em Jundiaí. A volta será no sábado (26), às 15h, em Santa Bárbara d’Oeste. Como o regulamento não prevê disputa por penalidades, o empate no agregado privilegia o Leão que fez melhor campanha geral que o Galo.

Texto por: César de Melo Luz


Leia mais DestaqueEsporteJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2025/04/23/duelo-entre-paulista-e-uniao-barbarense-reune-coincidencias-historicas-saiba-quais/

Apoio