Galo para na trave e perde para União Barbarense no primeiro jogo da final
Em jogo truncado na noite desta quarta-feira (23), o Galo foi superado pelo placar de 1×0, dentro do Jayme Cintra, pela União Barbarense. O único gol do jogo foi marcado pelo meio-campista VinÃcius Chicota, que, aos 16 minutos da segunda etapa, aproveitou a sobra na entrada da área e chutou de primeira. A bola desviou em Wagner Chorão, impossibilitando a defesa de Lucas.
Com o resultado negativo, o Paulista se complicou na disputa final e precisará vencer a partida de volta, fora de casa, por dois ou mais gols de diferença, já que o empate no agregado beneficia o “Leão da 13”, que fez melhor campanha-geral que o Tricolor. O embate decisivo acontece no próximo sábado (26), no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, em Santa Bárbara d’Oeste. Olhando pelo lado positivo, o Galo, independente do resultado, já conquistou o acesso para a Série A3 do Paulistão, uma vez que a competição concede o acesso aos dois finalistas.
- O jogo:
A escalação foi a mesma que superou o Nacional por 3×0 no último sábado (19), com exceção do meia-atacante Filipinho, que teve constatada séria lesão no joelho direito. O escolhido de Fausto Dias para a vaga de Filipe foi Ivamar, que não conseguiu repetir o mesmo sucesso das atuações do, até então, titular do Galo.

O primeiro tempo foi bastante disputado, sem muitas chances claras de gol para ambos os lados. O time de Santa Bárbara levou perigo primeiro, aos 12 minutos, em chute de Lucas Lotto, que pegou mal na bola e desperdiçou o bom passe de Daniel. O Paulista respondeu com Christopher, aos 26, que chutou e foi travado pela zaga adversária. O goleiro do Galo, Lucas Gomes, ainda fez duas boas defesas, evitando que o Paulista descesse aos vestiários em desvantagem.
No segundo tempo, o jogo ficou mais corrido e, quando o Paulista ensaiava dominar a partida, sofreu o ataque fatal da equipe alvinegra. Aos 16 minutos, o União Barbarense trocou passes com velocidade e, após dividida dentro da área, a bola sobrou para VinÃcius Chicota, livre de marcação, chapar a bola e ver ela morrer no fundo das redes após o desvio em Wagner Chorão, que deixou o goleiro jundiaiense sem reação. 1×0 para a equipe de Santa Bárbara d’Oeste.
O Galo não se entregou e foi para cima do União Barbarense, que segurou o Ãmpeto do Tricolor da Japi e manteve a meta longe de maiores perigos. Com dificuldade para furar o bloqueio alvinegro com a bola rolando, o Paulista proporcionou o maior susto ao Leão na bola parada de João Choco. Aos 45, o camisa 10 encheu o pé e viu a bola, caprichosamente, beijar a trave, deixando engasgado o grito de gol na garganta dos mais de 8.600 torcedores presentes no estádio.
Nos 5 minutos de acrescidos pela arbitragem, ainda sobrou tempo para Danilo aproveitar furada de Zé Mendes na saÃda de bola e chutar tirando tinta da trave do gol jundiaiense, quase aumentando a vantagem do Leão. Do lado do Galo, Lucas Silva apareceu na área após mais uma cobrança venenosa de Choco. O camisa 5 tocou, de primeira, pro fundo das redes, mas o impedimento foi marcado, amargando o gosto ruim da derrota na garganta dos torcedores do time da casa, já que não havia tempo para mais nada. 1×0 para o União Barbarense, que fez muita festa com o bom número de torcedores presentes no setor visitante do Jayme Cintra.
Texto por: César de Melo Luz