Jundiaí realiza campanha de cadastramento de doadores de medula óssea neste sábado (24)
No próximo sábado, 24 de maio, Jundiaí recebe mais uma edição da Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea, promovida pelo Grupo Medula Óssea Jundiaí, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O evento será realizado das 9h às 14h, no Grendacc – Espaço Bazar de Marcas, localizado na Rua Olívio Boa, esquina com a Av. Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, no bairro Parque da Represa. O principal objetivo da campanha é aumentar o número de jovens cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
O TEC NEWS da última terça-feira (20) recebeu Nádia Rozon, organizadora da campanha. Durante a entrevista, ela destacou a importância da iniciativa, que ocorre de duas a três vezes por ano, e alertou para a expressiva queda no número de cadastros após a redução da faixa etária permitida para doadores.
“A faixa etária é de 18 a 35 anos. Antes, era até 55, mas com a mudança na legislação promovida pelo Ministério da Saúde em 2021, houve uma redução de cerca de 80% nos cadastros”, explicou.

Também participou do programa a estudante da FMJ, Carolina Marques, que ressaltou a relevância da parceria entre a faculdade e a campanha, ao perceber que a faixa etária dos estudantes coincide com a do público-alvo da ação.
“Além do cadastro, trabalhamos para conscientizar os alunos, explicando a importância do gesto e como ele pode salvar vidas”, afirmou
Para participar do cadastro, é necessário:
- Ter entre 18 e 35 anos
- Estar em bom estado geral de saúde
- Estar alimentado no momento do cadastro
- Levar documento oficial com foto
Fonte: Vinicius Nascimento / Imagem: Arquivo TVTEC