Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Em julho, sala de cinema do Expressa recebe mostras dos Pontos MIS e da Cinemateca Brasileira

Publicada em 03/07/2025 às 08:26

Para o mês de julho, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) garantiu uma extensa programação gratuita de exibições na Sala São Paulo-Minas de cinema do Espaço Expressa. Além da parceria já firmada com o projeto Pontos MIS, que seguirá com mais exibições pela “Mostra Livre de Cinema” aos sábados, o espaço irá receber também às quintas-feiras deste mês as exibições da Mostra Itinerante: A Cinemateca é Brasileira, cujo tema é “Resistências Cinematográficas”.

A entrada é sempre gratuita, por ordem de chegada e conforme a classificação etária indicada pelo projeto para a obra em exibição. A sala conta com 90 lugares.

Cinemateca Brasileira
Com tema “Resistências Cinematográficas”, a Mostra Itinerante traz produções nacionais reveladoras de múltiplas abordagens da vocação democrática do país e sua resistência a retrocessos autoritários, em especial o regime militar que teve início há 60 anos. As exibições serão todas às quintas-feiras, a partir das 19h.

A estreia da programação, nesta quinta (03), será com “O ano em que meus pais saíram de férias”, de Cao Hamburguer e Cláudio Galperin. Já no dia 10 será a vez de “Cabra marcado para morrer”, clássico de Eduardo Coutinho.

Para o dia 17, a programação irá trazer “Eles não usam black-tie”, que tem direção de Leon Hirszman. Na semana seguinte, dia 24, o público poderá prestigiar “O que é isso companheiro?”, de Bruno Barreto. E para fechar a programação, a sala de cinema recebe “Terra em transe”, de Glauber Rocha.

Pontos MIS
Neste sábado (07), será a vez da Mostra Interiores, com produções realizadas fora dos grandes centros urbanos, valorizando narrativas e estéticas oriundas do interior do país, a potência criativa de cineastas e coletivos periféricos e regionais. Já no sábado (12), pela Mostra Realizadoras, serão exibidas obras dirigidas por mulheres e pessoas de identidade feminina, destacando perspectivas diversas e a promoção da equidade de gênero no audiovisual contemporâneo. No sábado seguinte, dia 19, a Mostra Proibida trará para o público produções nacionais e estrangeiras de abordagens ousadas, linguagem experimental ou temáticas tabus — para espectadores que buscam o cinema como forma de ruptura e questionamento.

E no sábado (26), a partir das 15h, será a vez de “Teca e Tuti: uma noite na Biblioteca”, produção nacional de Diego Doimo, Eduardo Perdido e Tiago Mal. Valorizando a educação, a leitura e as histórias de família, o filme conta a história de Teca, uma pequena traça, e Tuti, seu ácaro de estimação, que vivem com sua família numa caixinha de costura. Como toda traça, Teca adora comer papel, mas, como também é fã de uma boa história, percebe que os livros não podem virar refeição. Quando encontram um mistério a ser desvendado, Teca e Tuti partem para a biblioteca em busca da história das suas vidas.

Pelo projeto Pontos MIS, serão exibidas as categorias Interiores, Realizadora e Proibida da “Mostra Livre de Cinema”, e a obra “Teca e Tuti”

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa, e conta com estacionamento gratuito e coberto. Os detalhes da programação da sala de cinema do Espaço Expressa podem ser conferidos na Agenda Cultural.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2025/07/03/em-julho-sala-de-cinema-do-expressa-recebe-mostras-dos-pontos-mis-e-da-cinemateca-brasileira/

Apoio