Domingo de decisão: Taça das Favelas 2025 consagra campeões em Jundiaí com apoio da Prefeitura
O domingo (6) foi marcado por grandes emoções no Centro Esportivo Francisco Dal Santo, na Vila Rami, com as partidas finais da Taça das Favelas 2025 – considerada a maior competição de futebol entre seleções de comunidades do mundo. Com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), a competição consagrou os campeões das categorias masculina e feminina e reuniu atletas, famílias e torcedores em um clima de celebração e pertencimento.
O prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância da iniciativa no fortalecimento das políticas públicas de inclusão por meio do esporte.
“A Taça das Favelas é mais do que um campeonato: é um projeto de transformação social, de visibilidade e de valorização da juventude das nossas comunidades. Apoiar essa iniciativa é acreditar no potencial dos nossos jovens e investir em um futuro com mais oportunidades”, afirmou o prefeito.
Ao longo da competição, a Prefeitura de Jundiaí assegurou toda a infraestrutura necessária para a realização do evento. Além da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), outras secretarias também atuaram de forma integrada para garantir o sucesso da Taça das Favelas. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde foi responsável pela realização de exames médicos em todos os atletas; a Guarda Municipal garantiu a segurança dos jogos e do público; a Unidade de Mobilidade e Transporte organizou o deslocamento das equipes das diferentes comunidades; e a Unidade de Serviços Públicos cuidou da manutenção e limpeza dos espaços. Também participaram da operação a Casa Civil, a Unidade de Gestão de Comunicação, que deu visibilidade à competição, e demais setores da administração pública que atuaram de forma conjunta para promover o esporte como política de inclusão e cidadania.
A gestora da UGEL, Rita Orsi, ressaltou o impacto social da competição e o papel do esporte como ferramenta de cidadania.
“Essa é uma ação que movimenta não apenas os atletas, mas as famílias e as comunidades como um todo.
A terceira edição da Taça das Favelas de Jundiaí reuniu 16 equipes masculinas e 8 femininas, com mais de 1.500 jovens participando das seletivas. A competição é realizada pela Central Única das Favelas (CUFA) de Jundiaí, em parceria com a Prefeitura e com apoio da TV TEM.
“Ver essa estrutura montada, os jovens em campo, as torcidas presentes e as comunidades envolvidas é a realização de um sonho coletivo. A Taça das Favelas é um espaço de representatividade, onde cada atleta tem a chance de mostrar seu talento e, acima de tudo, se reconhecer como parte de algo maior. Jundiaí abraçou o projeto desde a primeira edição, e nosso compromisso é continuar oferecendo essa oportunidade para transformar vidas por meio do esporte”, afirmou Sidinei Miguel, coordenador da CUFA Jundiaí e organizador do torneio.