Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Grafitte: Instituto Luiz Braille ganha mural acessível

Publicada em 25/07/2025 às 12:00

Quem passar pela avenida Dr. Sebastião Mendes Silva, no Anhangabaú, em Jundiaí, a partir de agora, poderá ter a chance de ver uma obra de arte a céu aberto: no muro de uma das unidades do Instituto Jundiaiense Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, há um mural assinado pelo grafitteiro Estranho, nome artístico do artista André Fernandes de Oliveira. A obra integra o projeto Graffiti Pra Cego Ver, produzido pela Mosaiky, e que percorre o interior de São Paulo.

Mural assinado pelo grafitteiro Estranho, nome artístico do artista André Fernandes de Oliveira

Esta é a segunda arte realizada pelo projeto em Jundiaí – a primeira foi instalada no Mundo das Crianças, mas não resistiu à exposição ao sol e chuva. Esta, no Braille, conta com uma tecnologia mais moderna e, por isso, será permanente. “Utilizamos uma resina rígida de alta temperatura”, conta o diretor de Criação da Mosaiky, Murillo Denardo.

Segundo ele, a ideia do projeto surgiu durante a pandemia e em 2023 fez sua estreia no Beco do Batman, em São Paulo. “O Braille é a segunda instituição para pessoas com deficiência visual para a qual levamos a proposta. Mais que uma adaptação, é uma vivência artística completa, onde o toque e a escuta ganham protagonismo e permitem a todos explorar os sentidos para ‘ver’ de outra forma”, disse.

Os assistidos do Braille participaram da montagem do mural e puderam sentir a obra por meio das texturas e do texto em braille. O psicólogo da Reabilitação e ex-assistido Gilson Modesto elogiou a iniciativa. “Foi excelente. Ter o texto em braille, em alto relevo, traz acessibilidade”, elogiou. Um QRcode com audiodescrição também está disponível.

Grafitte: Instituto Luiz Braille ganha mural acessível

O presidente do Braille, dr. José Carlos de Lima, acompanhou de perto o trabalho. “É uma forma de trazer a arte para perto dos assistidos, o que vai ajudar nas terapias realizadas pela Reabilitação. A escolha pelo Braille também mostra a importância da nossa instituição, uma referência há quase 84 anos”, avaliou.

Traços marcantes, texturas variadas

Natural de Jundiaí, Estranho tem uma trajetória de 15 anos como grafiteiro e é reconhecido por sua atuação na cena local, tanto por suas criações em murais quanto por sua dedicação à curadoria e formação de novos artistas da região.

Para o Braille, ele criou uma obra com traços marcantes e atmosfera fantástica, que mistura elementos naturais e imaginários em uma composição lúdica e sensorial. As cores vibrantes do entardecer contrastam com formas estilizadas e texturas variadas, que permitem ser exploradas pelo toque.

Estranho conta que, ao desenvolver a obra, pensou em como ela seria tocada e sentida, e não apenas vista. “Trabalhar com texturas, com relevo, pensar na inclusão, tudo isso foi uma experiência transformadora como artista.” Ele já conhecia a instituição, mas disse que, com o projeto, passou a ter uma nova percepção sobre as necessidades das pessoas com deficiência visual e nas ferramentas que podem contribuir com a inclusão. “Comecei a prestar mais atenção em como a acessibilidade é importante”, comentou.

Fonte / Imagem: Assessoria de Imprensa


Leia mais CulturaDestaqueJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2025/07/25/grafitte-instituto-luiz-braille-ganha-mural-acessivel/

Apoio