Com jundiaiense no comando, Seleção feminina de Goalball estreia nesta terça-feira
Nesta terça-feira (29), as atletas brasileiras começarão sua caminhada no Campeonato das Américas de Goalball,  torneio que reunirá 12 paÃses no Centro de Treinamento ParalÃmpico Brasileiro, em São Paulo. A competição é a mais importante do ano e fundamental passo rumo à s ParalÃmpiadas de 2028, em Los Angeles. Pela manhã, à s 10h10, a Seleção entra em quadra contra o Peru; e de tarde, à s 17h10, as adversárias da vez são as americanas.

Com larga experiência no esporte, o jundiaiense Alessandro Tosim teve marcante passagem pela Seleção masculina entre 2009 e 2022, conquistando dois mundiais (2014 e 2018). Na Feminina desde janeiro de 2024, o treinador conquistou o 4º lugar na ParalÃmpiadas de Paris e o tÃtulo inédito da Malmö Cup, em maio.
O objetivo da Seleção é conquistar a medalha de ouro no torneio continental, garantindo assim uma das duas vagas cedidas para o Mundial de Goalball de 2026, na China. É através do Mundial que a vaga ParalÃmpica é conquistada.
Confiante, Tosim não foge do favoritismo e projeta boa campanha: “Nós estamos com a expectativa bastante alta, já que observamos uma grande evolução no time desde os Jogos ParalÃmpicos de Paris.”
A Seleção feminina está no grupo B, ao lado de Estados Unidos, Panamá, Peru e Chile. As quatro melhores de cada grupo se classificam para às quartas de final da competição, com a grande final sendo disputada dia 5 de agosto.
Texto por: César Luz/Redação TVTEC JundiaÃ
Imagem de capa: Renan Cacioli/ CBDV