Câmeras escondidas registram rotina inédita de animais na Serra do Japi, em JundiaÃ
Na Serra do Japi, em Jundiaà (SP), câmeras escondidas instaladas em uma fazenda de 349 hectares — 80% preservados — registraram cenas inéditas da vida selvagem. Oito equipamentos com visão noturna e sensores de movimento flagraram desde o voo gracioso de um beija-flor até o banho de uma jaguatirica sob a luz da lua.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/I/7/ShANoASqABif4c7ooOyw/sor-animais-japi-130825.transfer-frame-92.jpeg)
Entre os registros estão veados-catingueiros com filhotes, iraras em famÃlia, pombos-juritis em cortejo, teiús e guaxinins dividindo o espaço, além de uma onça-parda curiosa que se aproximou da câmera. Uma das descobertas mais importantes foi o registro de um gato-do-mato melânico, espécie nunca antes vista na Serra, que poderá auxiliar em estudos genéticos da população local.
Segundo biólogos, as imagens ajudam a aproximar a população da biodiversidade próxima à área urbana e reforçam a importância da preservação. O conhecimento da fauna e da flora local contribui para reduzir riscos como queimadas, poluição e lixo, além de incentivar projetos de proteção ambiental e a conscientização sobre o valor da Serra do Japi.
Fonte / Imagem: G1