Enredança 2025 começa nesta terça-feira, no Teatro Polytheama, em JundiaÃ
A partir desta terça-feira (2), Jundiaà recebe mais uma edição do Enredança, um dos festivais de dança mais tradicionais da região. O evento, promovido pela Prefeitura de Jundiaà por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT), reúne bailarinos, grupos e amantes da dança.

O Enredança tem como objetivo estimular o intercâmbio entre estudantes, bailarinos, professores, coreógrafos e companhias, contribuindo para o aperfeiçoamento técnico da dança em Jundiaà e valorizando a produção local, além de apresentar ao público externo a qualidade e diversidade dos trabalhos realizados no MunicÃpio.
Categorias e modalidades
O festival reúne bailarinos de diversas idades, divididos em categorias:
- Infantil (6 a 9 anos);
- Juvenil 1 e 2 (10 a 12 anos e 13 a 16 anos, respectivamente);
- Adulto (17 a 39 anos);
- 40+ (a partir dos 40 anos).
As apresentações podem ser feitas em solos, duos, trios ou conjuntos (com quatro ou mais integrantes). Entre as modalidades previstas estão: Clássicos de Repertório (variações, Pas de Deux, Gran Pas de Deux e Trois, e conjuntos), Clássico Livre/Neoclássico, Contemporâneo, Dança Esportiva, Dança de Salão, Danças Populares e Folclóricas, Dança Urbana, Jazz, Estilo Livre e Sapateado Americano.

Mostra Competitiva e premiações
As apresentações da Mostra Competitiva começam hoje (2) e seguem até 21 de setembro, no Teatro Polytheama. O último dia está reservado para a tradicional Noite de Gala, que encerra o festival.
Serão premiadas as três melhores coreografias em cada categoria, modalidade, gênero e quantidade de integrantes, avaliadas pelos critérios de excelência técnica, execução e concepção coreográfica.
As premiações incluem:
- Melhores bailarinos e bailarinas revelação (Infantil e Juvenil 1);
- Melhor bailarino e melhor bailarina (Juvenil 2, Adulto e 40+);
- Melhores conjuntos e melhores coreografias.
Ao todo, o festival distribui até R$ 12 mil em prêmios culturais, sendo que os destaques individuais podem receber até R$ 2 mil.
Mostra Paralela
Além da competição no Polytheama, o público também pode prestigiar a Mostra Paralela, que ocorre em diferentes palcos da cidade, como a Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (Rua Barão de JundiaÃ, 1093 – Centro).
Observação
Para assistir à s Mostras Competitivas que acontecerão no Teatro Polytheama será necessário retirar ingressos, que são gratuitos e estarão disponÃveis a partir das 10h30 do dia anterior à apresentação, podendo ser retirados através do link ao lado: [Clique aqui], ou pessoalmente na bilheteria do Teatro Polytheama ou do Centro das Artes.
Fonte / Imagem: Prefeitura de JundiaÃ