12º GAAAE celebra 106 anos com apresentação da Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro
Na próxima terça-feira (28), às 20h, o Teatro Polytheama será palco de uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro, em comemoração aos 106 anos do 12º Grupo de Artilharia Antiaérea (GAAAE) – o tradicional Grupo Barão de Jundiahy.

Sob a regência do Maestro Subtenente Eliézer Felipe, a solenidade promete ser um momento de grande relevância, reunindo público militar e civil em uma celebração que valoriza a história e a tradição da Força Terrestre, além de estreitar os laços com a comunidade jundiaiense.
Mais de um século de história
Fundado em 1919, inicialmente como 2º Grupo de Artilharia de Montanha, o 12º GAAAE tem uma trajetória marcada por importantes participações na história do Brasil, incluindo o Movimento Tenentista (1924), a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932.
Ao longo das décadas, seus integrantes também estiveram presentes em missões históricas, como o envio de militares à Segunda Guerra Mundial. Em 1998, o grupo recebeu o título honorífico de “Grupo Barão de Jundiahy”, em reconhecimento à sua contribuição à cidade e ao Exército Brasileiro.
A Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro
Criada em 2002, pelo então comandante do Exército, General Glauber Vieira, a Banda Sinfônica do Exército — atualmente denominada Orquestra Sinfônica do Exército Brasileiro — é composta por 60 músicos. Seu principal objetivo é tornar a música um bem comum, fortalecendo as atividades culturais do Exército e estabelecendo um elo artístico com a sociedade brasileira.
Atualmente, a orquestra conta com o Coronel R1 Carlos Alberto de Godoy Guanaes como Diretor Executivo, o Maestro Eduardo Pereira como Diretor Artístico e o Maestro Subtenente Eliézer Felipe como Regente Titular. A instituição é administrada pela Fundação Cultural Exército Brasileiro (FUNCEB).
Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


