Governo de São Paulo pede redução imediata no consumo de água
Nem mesmo a chuva da tarde deste sábado (27), diminuiu a preocupação do governo do Estado de São Paulo com a estiagem prolongada que avança junto com o verão. Aliado a forte onda de calor, o inÃcio da estação mais quente do ano já resulta em um aumento expressivo no consumo de água. Dados da Sabesp indicam crescimento de até 60% na demanda em algumas regiões na última semana, o que tem pressionado os mananciais responsáveis pelo abastecimento da Grande São Paulo.
Diante do cenário de baixa pluviometria — uma das menores dos últimos anos — o Governo do Estado reforça o alerta para a necessidade de redução imediata no consumo e adoção de práticas de uso consciente da água por parte da população.
Em JundiaÃ, a situação, embora bem mais tranquila com relação ao nÃvel da represa, a DAE mantém a mesma orientação para que a água seja utilizada apenas para fins essenciais, como alimentação e higiene pessoal. Entre as recomendações estão banhos mais curtos e a eliminação de desperdÃcios, como lavar calçadas, carros ou encher piscinas.
Dicas do dia a dia
- Reduza o tempo do banho: um banho de 15 minutos pode gastar até 150 litros. Banhos de 5 minutos geram economia significativa ao longo do mês.
- Fique atento à descarga: verifique vazamentos e evite jogar papel higiênico no vaso para prevenir desperdÃcios.
- Use a torneira com consciência na cozinha: mantenha fechada ao ensaboar a louça e abra apenas para enxaguar.
- Otimize o uso da máquina de lavar: acumule roupas antes de ligar o equipamento e reaproveite a água sempre que possÃvel.
- Evite mangueiras: prefira vassoura para limpeza de áreas externas e balde para lavar o carro.


