Golpe no Pix: novas regras do BC prometem rastrear dinheiro e acelerar reembolso
Novas regras de segurança para oPix, criadas pelo Banco Central (BC), passam a valer a partir de 2 de fevereiro de 2026. O foco principal é melhorar o chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta cujo objetivo é ajudar você a recuperar seu dinheiro em caso de golpes ou fraudes.
Atualmente, o sistema é considerado lento. Para você ter ideia, os bancos conseguem recuperar menos de 10% do dinheiro roubado, em média. Isso porque os golpistas espalham o valor muito rápido. Com a mudança, o objetivo é reduzir as fraudes em até 40% e tornar o processo de devolução mais eficiente.
Bancos vão rastrear o caminho do dinheiro por várias contas em casos de golpe com Pix. O novo sistema permite que o banco siga o rastro do dinheiro mesmo que ele seja transferido para outras contas.
Antes, o bloqueio só acontecia na primeira conta que recebia o Pix; agora, se o golpista repassar o valor para uma segunda ou terceira conta (as chamadas “contas laranjas”), o sistema bloqueia essas contas em cascata automaticamente. Isso aumenta drasticamente a chance de encontrar o saldo e recuperar o montante total ou parcial para a vítima.
Fonte: Olhar Digital


