Carnaval no Brasil
A história do Carnaval no Brasil teve inÃcio no perÃodo colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o Entrudo, uma prática carnavalesca comum em Portugal durante a Idade Média e Idade Moderna e que foi introduzida no Brasil em meados do século XVII. Essa brincadeira era bastante popular no Brasil e era praticada por pessoas de diversas classes sociais.

O Entrudo era mais popular entre as camadas mais baixas da sociedade e realizado, inclusive, pelos escravos. Era marcado por uma série de brincadeiras, sendo a principal delas a de molhar as pessoas que passavam pelas ruas nos dias anteriores à Quaresma. O Entrudo foi bastante criticado e reprimido pelas elites do Brasil.
Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil. Na década de 1920, surgiram as escolas de samba e os desfiles tornaram-se parte tradicional da celebração do Carnaval no Brasil.
Curiosidades sobre a história do Carnaval
- A primeira escola de samba do Brasil foi a Deixa Falar, criada em 1928.
- Na Idade Média, era comum que homens se vestissem de mulher e saÃssem à s ruas para festejar.
- O Carnaval da Europa, durante a Idade Moderna, já era marcado pelo desfile de carros alegóricos.
- Na Europa era comum a realização do charivari durante um Carnaval. O charivari era um ritual de zombaria e justiça social, marcado pela difamação de uma pessoa em público.
- Em Nova Orleans, o Carnaval é conhecido como Mardi Gras.
- O Galo da Madrugada é o maior bloco Carnavalesco do mundo, sendo realizado na cidade de Recife.
Fonte: Internet
Foto: Cultura JundiaÃ


