Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Além da sala de aula: volta às aulas movimenta economia

Publicada em 20/02/2026 às 15:00

Secretária de Educação ressaltou o trabalho conjunto entre escolas e famílias, e destacou a educação ESG

“A família e a Educação são parceiras”, afirma Priscila.
Foto: divulgação/PMJ

A volta às aulas representa muito mais que apenas o retorno à sala de aula, envolve diversos setores: transporte público, agricultura, comércios e etc. Todos são peças essenciais que fazem Jundiaí funcionar. “A educação movimenta a cidade. Esse retorno para nós é ensino, é oportunidade, é aprendizado, é convivência, é partilha”, afirmou Priscila Alves da Costa Silva, Secretária de Educação.

Neste ano letivo, 32 mil estudantes estão matriculados na rede municipal de ensino que conta com 102 escolas, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) e o Centro Municipal de Línguas. A Prefeitura também possui convênios com escolas particulares que disponibilizam cerca de 3 mil vagas gratuitas à população.

Para garantir a eficiência desses serviços e o acesso ao ensino para todos, Priscila da Costa destacou a importância da relação entre famílias, escolas e moradores do entorno onde as unidades estão inseridas: “Para a escola funcionar precisamos trabalhar em conjunto para que tudo funcione e todos se beneficiem. Essa parceria é fundamental para a qualidade da Educação”. 

O ensino em Jundiaí também acolhe jovens, adultos e idosos com o CMEJA que disponibiliza aulas gratuitas de alfabetização àqueles que não tiveram acesso ao ensino na infância e adolescência, e com o Centro Municipal de Línguas que oferece aulas gratuitas de inglês, francês, espanhol e italiano, incentivando o desenvolvimento profissional e acadêmico dos alunos.

Futuro consciente

A Prefeitura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), desenvolveu o “Escola da Gente”, programa que leva à rede de ensino os princípios ESG (social, ambiental e governança). 

O eixo ambiental é explorado com o ensino ecológico. Materiais didáticos e aulas práticas em espaços verdes desenvolvem a consciência ambiental e formam estudantes preocupados com o futuro do planeta. 

“Estamos fazendo um trabalho muito forte com as crianças para conscientização do impacto que as nossas ações trazem ao meio ambiente e ao nosso planeta, ensinando que se não cuidarmos não haverá vida”, explica Priscila.

Ensino humano

Em 2026, o programa continuará desenvolvendo os objetivos ESG na Educação municipal. O eixo de governança será importante para potencializar o trabalho conjunto da SME, escolas e comunidade.

O foco social será a saúde emocional dos educadores. Na abertura do ano letivo, a SME realizou palestras sobre educação socioemocional e destacou a importância do cuidado emocional com os profissionais de ensino. O eixo ambiental seguirá desenvolvendo o ensino ecológico nas escolas. 

“Eu tenho falado muito de um  legado humano, formar essa criança, esse adolescente, esse jovem, para que não se acostumem com coisas que não devem ser naturalizadas.  O nosso desejo é criar um impacto tão grande e potente que vá além dos muros das escolas”, concluiu Priscila da Costa. 

Redação TVTEC


Leia mais Destaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2026/02/20/alem-da-sala-de-aula-volta-as-aulas-movimenta-economia/

Apoio