Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com chuvas 80% acima da média, Prefeitura amplia equipes de manutenção na cidade

Publicada em 24/02/2026 às 10:45

O volume de chuvas registrado neste início de ano em Jundiaí tem trazido impactos diretos à manutenção urbana. De acordo com a Defesa Civil, somente em janeiro de 2026 foram registrados 436 milímetros de chuva, índice cerca de 80% superior à média histórica para o período, de 247 milímetros.

Além do aumento do volume de água, a combinação entre chuva e altas temperaturas impacta diretamente no crescimento acelerado da vegetação, de duas a três vezes acima do normal e também na degradação mais rápida do asfalto.

“Estamos enfrentando um início de ano com chuvas volumosas associadas ao calor intenso, condição que acelera processos naturais e exige maior atuação do poder público”, destacou o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez.

Reforço na zeladoria

A Prefeitura ampliou o número de profissionais que atuam na zeladoria da cidade. Atualmente, as equipes trabalham simultaneamente em todas as regiões, executando serviços de roçagem, poda e raspagem, com foco na preservação das áreas verdes públicas e na segurança da população.

“O reforço das equipes permite manter a cidade limpa, reduzir riscos e atender com mais agilidade as demandas da população”, ressaltou o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), Jeferson Coimbra.

Equipes de zeladoria urbana ganharam reforço

Chuva e calor afetam a durabilidade do asfalto
Um dos setores mais impactados pelas condições climáticas é a manutenção viária. O excesso de chuva aliado às altas temperaturas compromete a qualidade da pavimentação.

Segundo Jeferson Coimbra, a massa asfáltica utilizada nas obras sai da usina em temperaturas entre 150°C e 170°C, podendo chegar à faixa ideal de 160°C a 180°C.

O material deve ser aplicado ao solo ainda acima de 145°C a 150°C, mas com chuva, a temperatura pode cair para menos de 80°C a 85°C, impedindo a compactação correta e reduzindo a vida útil do pavimento, favorecendo a formação de buracos.

“Mesmo com essa dificuldade técnica ocasionada pela chuva de verão, estamos aproveitando os dias sem precipitação e realizando, em média, o fechamento de cerca de 100 buracos por dia. As equipes estão distribuídas por regiões e também atendem solicitações da população pelo serviço 156”, destacou Coimbra.

Operação Tapa-buracos

Programa ‘Operação contra Enchentes’
A Prefeitura mantém de forma permanente a força-tarefa do programa ‘Operação contra Enchentes’, que reúne as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Mobilidade e Transporte (SMMT), Casa Civil por meio da Defesa Civil, Segurança Pública (SMSP), através da Guarda Municipal, além do Corpo de Bombeiros.

O trabalho integrado permite resposta rápida às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas e reduz riscos à população.

“Essa atuação conjunta garante mais agilidade, prevenção e segurança para os moradores durante o período chuvoso”, concluiu o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez.

Limpeza de galerias e desassoreamento

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2026/02/24/com-chuvas-80-acima-da-media-prefeitura-amplia-equipes-de-manutencao-na-cidade/

Apoio