Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Caem mais de 53% os casos de furtos de veículos em Jundiaí

Publicada em 05/03/2026 às 14:47

Os principais índices criminais de Jundiaí registraram nova queda em janeiro, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). A produtividade policial também se manteve em alta, resultado da atuação integrada da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) com as demais forças de segurança. As estatísticas consolidadas do primeiro mês do ano mostram que, na comparação com janeiro de 2025, os furtos de veículos caíram mais de 53%, passando de 58 para 27 ocorrências. O total de roubos diminuiu 46,3%, de 69 para 37 casos, enquanto os furtos recuaram 23,9%, passando de 405 para 308 registros.

Caem mais de 53% os casos de furtos de veículos em Jundiaí

Já entre os indicadores de produtividade policial, houve aumento no número de veículos recuperados, que subiu 16,2%, passando de 37 para 43 casos. O número de prisões também cresceu, de 162 para 176.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Jundiaí, Guilherme Balbino Rigo, a integração entre as forças de segurança, com compartilhamento de dados, planejamento estratégico e presença dos agentes nas ruas, tem contribuído para os resultados. Ele destacou ainda que a Guarda Municipal passa por um processo de modernização, com novos equipamentos, viaturas, armamentos e investimentos em tecnologia.

No comparativo entre 2024 e 2025, a cidade também registrou queda em diversos crimes, como roubos de carga (-52%), furtos de veículos (-20%), roubos em geral (-19%), roubos de veículos (-17%) e furtos em geral (-14%). Não houve registro de latrocínios em 2025.

Entre os avanços recentes estão a adesão ao programa estadual Muralha Paulista, além da integração com os sistemas Infocrim 4.0 e Alerta Brasil. O município também criou a Ronda Rural e instalou torres de segurança com câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos da cidade.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí


Leia mais Segurança
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2026/03/05/caem-mais-de-53-os-casos-de-furtos-de-veiculos-em-jundiai/

Apoio