Fomento à leitura: novo capítulo com projeto ‘Contém Sonhos’
A sexta-feira é um dos dias mais aguardados da semana e, para os meninos e meninas da rede municipal de ensino, isso não é diferente. Mas se engana quem pensa que apenas a chegada do final de semana anima a garotada. Aluno da EMEB Armanda Santina Polenti, Davi Lucca, de 8 anos, é a prova. Amante da leitura, o garoto não perde tempo de ir até a biblioteca para escolher o livro que o faz companhia no sábado e no domingo. “Eu gosto dos livros do Menino Maluquinho”, conta. “Acho ele muito engraçado e bem maluco”, afirma.
O fomento à leitura é uma tradição do Programa Escola Inovadora. Como parte dessa prática, o projeto Contém Sonhos foi criado e, desde o dia 21, as crianças podem pegar os livros do acervo escolar e levar para as suas casas, dentro das ecobags personalizadas do projeto, para realizarem a leitura durante o final de semana.
“O momento da leitura, seja individual ou com os pais, é uma experiência enriquecedora para as nossas crianças. Por meio dos livros é possível que eles estimulem a capacidade criativa, além de ter um tempo para se divertirem junto com a família. Momentos como esses marcam uma criança para sempre”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Contação e Escuta
Após o final de semana de leitura, a segunda-feira reserva um momento de contação de histórias e escuta por parte dos colegas de classe. Cada aluno ganha um espaço para contar a experiência que teve junto com os familiares e cuidadores, além de explicar elementos da história lida.
As pequenas Emilly Vitória e Isabel Boaretto, de 4 anos, eram as mais falantes e empolgadas durante a atividade realizada na EMEB Antonio Brunholi. “Eu li o livro para a minha mãe e para o meu pai e depois eles leram para mim”, revela Emilly. “A minha mãe e meu pai leram a história dos monstros e dos animais para mim. Eu gostei muito da parte do elefante”, conta Isabel.
“O fomento à leitura está inserido nos conceitos do Programa Escola Inovadora, no eixo de qualidade de ensino. Por meio dos livros, meninos e meninas ampliam o repertório oral, escrito, melhoram suas produções textuais, viajam, sonham e ampliam sua criatividade. Práticas como essa, somadas à escuta de histórias, são capazes de mudar a vida deles para sempre”, diz a Gestora de Educação, Vastí Ferrari.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)