Ações do ‘Novembro Negro’ chegam a Escolas Estaduais de Jundiaí
Na última semana, as Escolas Estaduais Professora Benedita Arruda, Rafael de Oliveira, Benedicto Loschi e Professor João Batista Curado foram palco das ações promovidas pela Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), em alusão ao “Novembro Negro”. Com a temática da cultura negra, foram feitos grafites, palestras, oficinas e rodas de conversa.
“Até o final do calendário iremos realizar ações em oito Escolas Estaduais. Trabalhar com os adolescentes o combate ao racismo, à intolerância e ao preconceito é fundamental para a nossa sociedade”, comenta o Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva, que relembrou as ações realizadas nas Escolas Maria José Maia de Toledo e Deolinda Copelli, no início do mês.
“O racismo é um tema que deve ser combatido diariamente e a educação é um passo fundamental para alcançarmos esse objetivo. As ações do ‘Novembro Negro’ trabalham no sentido de educar e conscientizar pessoas de todas as idades”, explica o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
Nas escolas, as atividades estão sendo muito bem recebidas por todos. “Trazer essa temática é fundamental e o Estado sempre incentivará a trilha antirracista em toda as escolas”, relata a vice-diretora da Escola Estadual João Batista Curado, Andreia Monteiro. “Os grafites deram uma nova cara para a fachada da escola, com reflexões sobre a inclusão das pessoas”, afirma o diretor da Escola Benedicto Loschi, Alam Felix.
Para realização dessas atividades a Assessoria de Políticas para Igualdade Racial conta com a parceria do Senac, do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e do coletivo #PretaEu.
Para informações sobre o calendário Novembro Negro, o contato deve ser feito diretamente com a Assessoria de Políticas para Igualdade Racial, pelo telefone 4589-8549 ou pelo e-mail jensilva@jundiai.sp.gov.br
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)