Programa Campo Limpo auxilia na coleta das embalagens de defensivos agrícolas
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí (UGAAT) promoveu nesta sexta-feira (2), mais uma edição do Programa Campo Limpo, com o objetivo de fazer a coleta para o descarte correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação auxilia os produtores rurais locais, uma vez que são poucos os locais que recebem esse tipo de embalagem.
“O programa auxilia o produtor rural a fazer o correto descarte em Jundiaí, sem a necessidade de se deslocar para outros municípios. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Neste ano, mais uma fez foi realizada a parceria com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que esteve presente no local para a realização de exames gratuitos de rotina, como medição da pressão, autoteste HIV, teste de diabetes e avaliação da saúde bucal.
O produtor rural Natale Donati Neto, de 81 anos, que tem sua propriedade no bairro da Roseira, foi um dos que aproveitaram a ocasião para sair com os exames em dia. “Na nossa propriedade temos uva, caqui, maracujá doce, lichia e pêssego. Esse programa nos ajuda muito com o descarte das embalagens, e melhor ainda é sair sabendo que estamos com a saúde em dia”, comenta. Todos os exames do seu Natale estavam normais.
Para fazer a coleta itinerante das embalagens, o Departamento de Agronegócio disponibiliza profissionais credenciados e treinados para receber o material. Na data do evento, os agricultores devem se responsabilizar a levar as embalagens vazias.
Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resulta em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.
( Fonte/ Imagens: Prefeitura de Jundiaí)