Jundiaí 366 anos: Educação entrega Currículo Jundiaiense atualizado e impresso
A Prefeitura incluiu nesta quarta-feira (7) mais um capítulo na evolução da história da educação do Município: a entrega da versão atualizada do Currículo Jundiaiense. O evento é uma das ações comemorativas aos 366 anos de Jundiaí e reuniu educadores no Complexo Argos.
Elaborado com a participação de 600 educadores da rede municipal, o documento tem três volumes e traz um olhar inovador ao conteúdo a ser trabalhado junto aos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adequando a realidade jundiaiense às premissas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em 2019, quando a cidade completou 364 anos, foi entregue a primeira versão digital.
“Jundiaí avançou nos últimos anos e investe na educação para o desenvolvimento da cidade. Não existe outra forma de reduzir as desigualdades sociais se não for por meio dos estímulos educacionais. O Currículo Jundiaiense, que recebemos há dois anos como resultado de um trabalho de várias mãos e hoje ganha a versão impressa e atualizada, é a garantia de políticas públicas de continuidade, que fortalecem vínculos, valorizam o potencial de nossos educadores, além de ofertar qualidade ao aprendizado das nossas crianças”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.
O documento apresentado está em linha com as ações do programa Escola Inovadora. “Atuamos em todas as frentes para assegurar impacto positivo na qualidade do ensino: investimos de forma permanente para oferecer os melhores projetos pedagógicos, oferecemos tecnologia educacional, qualificação de todos os profissionais e melhorias estruturais das escolas”, aponta o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“O Currículo Jundiaiense vem ao encontro do que nações desenvolvidas utilizaram para ter bom resultado na educação, que é driblar as diferenças na oferta de ensino e garantir padrões de qualidade para que os estudantes avancem e sejam preparados para o desafio do futuro”, afirma.
Inovação
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, lembrou que o Currículo considera a história da rede e traz atualizações. “Quando escrevemos um material a tantas mãos e fazemos uma versão impressa, damos sentido a historicidade. Essa versão final, revisada tecnicamente, traz inovação, sentido e conteúdos importantes para nossos meninos e meninas”, comemora.
Para a diretora da EMEB Professora Anna Rita Alves Ludke, Karen Merlim, que participou de todo o processo para a construção do documento, o sentimento em vê-lo impresso é de gratidão. “Ter esse documento nas mãos dá também um sentimento de pertencimento. O produto final mostra que nossas ideias foram validadas. Para as nossas crianças é fundamental ter um sistema que garante continuidade de desenvolvimento”, frisa.
Ainda no evento, o vereador Daniel Lemos representou a Câmara, já as apresentações culturais ficaram por conta do Musicart e dos alunos das EMEBs: Glória Genovese, Adelino Brandão, Anna Rita, Marina Rinaldi e Dina Rosete, além do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA).
( Fonte/ Imagens: Prefeitura de Jundiaí)