Moradores e comerciantes apresentam sugestões à primeira Área da Infância do Brasil
Dando andamento ao projeto de implantação da Área da Infância na rua Lacerda Franco, localizada na Vila Arens, uma nova reunião com representantes do comércio e moradores da via ocorreu nesta terça-feira (13), no Paço Municipal. As intervenções propostas para o local são resultado de solicitações do Comitê das Crianças de Jundiaí, com atenção para a segurança viária e para o incentivo à mobilidade por bicicleta e a pé.
A proposta já havia sido apresentada em outras duas reuniões com a participação de moradores e comerciantes que atuam na região.
“A rua Lacerda Franco já é interessante do ponto de vista de convivência para quem está instalado ali. Com a revitalização, além de avançar com as políticas públicas para as crianças, o objetivo é agregar atrativos para o local, que ganhará o pioneirismo de ser a primeira Área da Infância do Brasil”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. “Temos tempo para inserir contribuições ao projeto”, ressalta.
Técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente e do Ateliê Navio, que estão à frente da elaboração do projeto executivo, voltarão ao bairro nesta semana para dar sequência ao registro de sugestões quanto a áreas de carga e descarga, vagas de estacionamento, entre outros pontos.
De acordo com o gestor de Planejamento Urbano, Sinésio Scarabello Filho, o investimento na Área da Infância também favorece as ações do Plano Cicloviário Municipal que prevê a implantação de bicicletários e a integração entre ciclovias. “A tendência mundial é por uma demanda ambiental, de saúde e qualidade de vida, com meios alternativos de locomoção, ou seja, o caminhar, o transporte coletivo e as ciclovias”, pontua o engenheiro.
As pesquisas para o desenvolvimento da primeira Área da Infância do Brasil, no entorno da Fábrica Japy, em Jundiaí, foram iniciadas em janeiro, com a medição da qualidade do ar e dos níveis de ruído do trecho. Com base nos dados e no conceito de ruas completas, o foco é alcançar o indicador internacional “Visão zero”, que é a redução completa de acidentes graves na via. A redução na velocidade no trecho proporcionará maior segurança para os motoristas, pedestres e maior visibilidade para os comércios instalados no local.
Outros pontos positivos da proposta da Prefeitura, além da priorização aos pedestres e ciclistas, contempla o alargamento das calçadas favorecendo o comércio e a requalificação da Praça Quintino Bocaiuva.
Ainda segundo os técnicos responsáveis pelo projeto, a Área da Infância trata-se de uma proposta temporária, para análise e mensuração de impactos, que irão balizar as intervenções futuras.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)