Dia do leitor: produtoras de conteúdo de Jundiaí comemoram a data
No dia 7 de janeiro é comemorado o Dia do leitor, data dedicada às pessoas que são apaixonadas pela literatura. Mais do que sentir amor pelos livros, alguns ainda fazem uso da internet para falar sobre autores, dar dicas de leitura e fazer amigos nesse meio. É o caso da auxiliar administrativa Jaqueline Ribeiro Barbosa e da médica Lívia Machado de Araújo Santana.
Jaqueline nasceu em uma família de leitores e está inserida nesse universo desde criança. “Os livros têm um significado muito grande na minha vida, me deram conforto na infância, me fazendo vagar pelo mundo dos sonhos e fantasias, e hoje na internet me dão a possibilidade de levar esse conteúdo para as pessoas”, disse.
A auxiliar administrativa começou a produzir conteúdo para as redes sociais depois de ver alguns canais no YouTube. “Conheci canais de literatura, resolvi ir à Bienal do Livro e depois dessa experiência decidi que queria falar de livros na internet”.
Assim como Jaqueline, a paixão de Lívia pelos livros também surgiu na infância. “A leitura sempre foi um momento de descanso e lazer, forma de passar o tempo e viajar sem sair do lugar. Sempre fui mais caseira e de poucos amigos, por isso os livros me faziam companhia”.
Para a médica, é importante existir o Dia do leitor. “Ser leitor é um estilo de vida, é encontrar prazer em meio às palavras. Além disso, a data acaba despertando a curiosidade de quem não costuma ler e gerando ações de incentivo à leitura”, explicou.
Lívia tinha um blog e, depois, decidiu migrar para o Instagram. “Precisei aprender mais sobre fotografia, marketing digital e criação de conteúdo. Por um tempo, mantive a plataforma com atualizações quase diárias. Cheguei a colher frutos desse trabalho, recebendo livros em parceria com editoras”, disse.
Produzir conteúdo para as redes sociais é trabalhoso, mas para Jaqueline, vale a pena. “Além de fazer a resenha, existe a edição de vídeo e imagem, o que demanda tempo. Mas é muito gostoso poder ligar a câmera e conversar com as pessoas”, afirmou.
Para as produtoras de conteúdo, é preciso ter muito amor pelos livros e vontade de colocar a mão na massa. “Quem quiser começar nesse universo, garanto que fará grandes amizades e encontrará histórias e autores incríveis”, disse Lívia.
“A dica mais valiosa que tenho é: seja você mesmo, tem sempre alguém que vai gostar e quem vai discordar. Persistência e foco são muito importantes e a determinação é a chave principal para o sucesso”, aconselhou Jaqueline.
(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagens: Arquivo Pessoal)