Retrospectiva 2022: linhas de ônibus reforçadas e novo projeto nos terminais
A prioridade de transformar Jundiaí cada vez mais na Cidade das Crianças também trouxe mais cores aos sete terminais de ônibus e à Rodoviária. Ambiente ao ar livre, tintas coloridas em spray e muita criatividade de 135 crianças das escolas municipais de Jundiaí, resultou em uma divertida combinação, no Projeto ‘No Terminal a Infância Pede…’
Seguindo os temas de monstros, flora, brinquedos e meios de transporte, elas produziram desenhos que estão colorindo 35 amarelinhas espalhadas pelos terminais.
“Essa iniciativa da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte em parceria com a Unidade de Gestão de Educação tem como objetivo intensificar as ações para transformar lugares públicos em espaços para brincar, além de mais agradáveis para toda a população”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Uma das estudantes que participaram foi a Rafaela Balssamelli, de 10 anos, da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, que ficou muito feliz porque poderá brincar com a irmã, no Terminal Hortolândia. “As crianças terão algo para brincar e se distrair enquanto esperam o ônibus. Fazer parte dessa mudança e ver o meu desenho aqui todos os dias me traz um sentimento muito bom.”
Mais ônibus
Para melhorar o atendimento e oferecer conforto aos usuários do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU), a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) viabilizou várias ações e investimentos, como por exemplo, a ampliação no número de ônibus em algumas linhas.
Desde junho, os passageiros contam com mais ônibus na linha 702 – Mato Dentro/Terminal Vila Arens, de segunda a sábado, o que permitiu a redução, em horários de pico, de até 50% nos intervalos entre as viagens.
Além disso, desde setembro, os usuários que precisam se deslocar do bairro Cecap à avenida 9 de Julho, ganharam uma nova linha de atendimento. É a linha 760 que tem como ponto inicial o Terminal Cecap e segue até a rodoviária. A medida também proporcionou um reforço na linha 968 – Terminal Cecap/Terminal Rami, com acréscimo de 125% na oferta de viagens nesse trecho.
Outra ação importante que vem sendo realizada são os estudos para faixa exclusiva de ônibus na avenida Jundiaí. Com o objetivo de melhorar a fluidez no trânsito e incentivar o uso de transporte público coletivo, os primeiros testes apontaram mais rapidez em algumas linhas de ônibus que trafegam pela via.
Entre elas, está a linha 526 – Parque dos Ipês/Centro. O ônibus levou apenas cinco minutos do início da Avenida Jundiaí até o cruzamento com a avenida Doutora Manoela Lacerda de Vergueiro. Sem o corredor, a mesma linha percorreu o mesmo trajeto em 15 minutos.
“Os técnicos da UGMT têm desenvolvido diversas ações para aprimorar o serviço de transporte coletivo de Jundiaí. São estudos para oferecermos melhorias constantes aos usuários, bem como mais qualidade para a atuação dos motoristas de ônibus”, comenta o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)