Sob o olhar dos moradores, obras da Clínica da Família e do PA avançam
Semanalmente, o representante comercial Sebastião Bezerra verifica o andamento da obra do prédio da Clínica da Família e Pronto Atendimento Ponte São João. O equipamento recebe investimento de cerca de R$ 13 milhões para a construção e vai ofertar assistência completa em Atenção Básica e Urgência e Emergência para a região Leste.
“Moro faz 40 anos no bairro. É um desejo antigo nosso ter um equipamento de saúde completo, semelhante ao da Vila Hortolândia e do Novo Horizonte. Sempre estou passando e de olho na movimentação. Também converso com o engenheiro, com a vizinhança e integro a comissão de moradores que acompanha a construção. Está evoluindo muito bem, o que nos deixa com um sentimento bom”, comentou Bezerra.
A unidade tem dois pavimentos, totalizando 2774,87m² de construção. No térreo, com entrada pela avenida Luiz Zorzetti, ficará o PA, com 21 leitos, oito consultórios médicos, sala de gesso e raio-x, e aparelhos de eletrocardiograma.
Já no primeiro andar ficará a Clínica da Família. Com entrada pela avenida Doutor Antenor Soares Gandra, o serviço terá quase mil metros quadrados, com 12 consultórios indiferenciados e mais três odontológicos, sala de farmácia, vacina e curativo, além de seis equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O prédio será concluído no final de 2023.
“Esse é mais um investimento na área da saúde com foco em ofertar atendimento resolutivo na porta de casa da população. O complexo de saúde da Ponte terá o modelo que deu certo nas regiões Oeste e Noroeste, e que tem sido muito bem avaliado pela população. Desde 2017, estamos focados para oferecer serviços com qualidade e humanizados, tanto na rede de atenção primária como na rede emergencial”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, adianta que o modelo de atendimento na Atenção Básica será baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Também será implantado o Acesso Avançado, garantindo em, no máximo, até 48 horas atendimento pelo médico das equipes, sem a necessidade de agendamento.
“Será uma ampla estrutura, a exemplo do que já temos, comprovadamente eficiente e resolutiva. A regionalização do atendimento, com serviços específicos em cada uma das regiões da cidade, amplia a oferta de serviços e as ações com vistas a promoção da saúde da população”, enfatiza o gestor.
(Fonte / Fotos: Prefeitura de Jundiaí)