Cidade das Crianças: Prefeitura inicia escuta de pacientes do Hospital Universitário
A Prefeitura iniciou, na tarde dessa segunda-feira (16), em parceria com o Hospital Universitário (HU), a escuta de crianças em internação na unidade. A iniciativa integra o programa municipal Cidade das Crianças e deverá ser realizada semanalmente. A proposta é ouvir dos pacientes suas demandas, propostas e soluções sobre as instalações e sobre o atendimento no hospital, de forma análoga a como o Comitê das Crianças trata dos temas da cidade.
O primeiro encontro foi acompanhado pelo gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que é quem conduz as reuniões do Comitê das Crianças; pelo diretor técnico do HU, o professor Dr. Rodrigo Camargo; a diretora da diretora de Atenção Ambulatorial e Hospitalar da Unidade de Promoção da Saúde, Daniele Evangelista; além da equipe do hospital, como gerentes e psicóloga.
“Durante a pandemia, o Hospital Pedro de Elizalde, em Buenos Aires (Argentina), iniciou um trabalho como este, como proposta do pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da rede de Cidades das Crianças, da qual Jundiaí é signatária. Como a presença do Tonucci é esperada em março, para o encontro do programa que Jundiaí irá sediar, quisemos implantar este projeto-piloto em parceria com o HU para que ele possa constatar”, explicou Peroni. “Escutar as crianças não é tratá-las como mini-adultos e propor que elas tomem as decisões a partir do que nós adultos achamos ser melhor para elas. Nossa proposta é por uma abordagem lúdica, com vivências e experiências, evitando que elas reproduzam questões infectadas pelos adultos”.
Rodrigo também comentou a proposta. “No ano passado, durante a Semana do Bebê e da Semana do Aleitamento Materno, aprofundamos no contato com o programa Cidade das Crianças da Prefeitura, até que, em outubro, recebemos a visita do Comitê ao hospital. A ideia agora é trabalhar na escuta das crianças do hospital.
Nesta primeira visita, participaram da escuta a paciente Ingred Coelho dos Santos, de dez anos, moradora do jardim Gramadão, e o Kauã Vinicios da Silva, de 13 anos, e que mora na vila Nambi.
“Foi um primeiro encontro bastante produtivo, em que as crianças comentaram sobre diversos aspectos, desde a internação, até os procedimentos e a rotina dentro do hospital. A ideia é conduzir semanalmente as escutas, com estes e outros pacientes, a depender do período de internação, e compilar um documento, assim como aquele entregue anualmente pelo Comitê, quando pudermos agrupar as demandas por temas”, acrescentou Peroni, que conduziu a primeira escuta.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)