Prévia do PIB do Banco Central indica recuo de 0,13% no 1º trimestre
A ‘prévia’ do PIB do Banco Central indica recuo de 0,13% no 1º trimestre de 2018. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16) através do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). Entre os meses de janeiro e março deste ano, o indicador apresentou queda de 0,13% quando comparado com o quarto trimestre de 2017 (outubro a dezembro). O número foi calculado após ajuste sazonal, uma espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes de um ano.
Comparado ao mesmo período do ano passado, houve alta de 0,86% (indicador sem ajuste sazonal). De acordo com os indicadores, essa foi a primeira queda do nível de atividade, contra os três meses anteriores, desde o quatro trimestre de 2016 – quando foi registrada uma retração de 0,78%.
Os dados do BC mostram que, somente em março, o IBC-Br registrou queda de 0,74%, contra fevereiro. Quando a comparação é feita com março do ano passado (sem ajuste sazonal, pois são períodos iguais), houve uma queda de 0,66%, de acordo com o Banco Central.
Na parcial de 12 meses até março, a prévia do PIB do Banco Central registrou crescimento de 1,05%. O Banco Central divulga esse indicador somente sem ajuste sazonal.
(Fonte: G1)