Transparência e novas tecnologias são assuntos de webinar com gestor de Governo
O Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, palestrou em uma webinar promovida pela plataforma Bright Cities e Fundação Brava, sobre planejamento financeiro municipal, na manhã desta quinta-feira (26). O principal tema do encontro virtual foi a importância da transparência na administração pública e as ferramentas tecnológicas disponíveis que são fundamentais para a governança em Jundiaí, como o Observatório.
O Observatório é um portal desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) para o cidadão, que traz mais de 300 indicadores – sendo 118 vinculados à primeira infância – em consonância aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), formulados pela ONU. Nele é possível encontrar dados sobre Saúde, Educação, Transporte, Segurança e Economia, além do monitoramento das principais obras, em tempo real, entre outros indicadores.
“A participação no webinar é importante para demonstrar as boas práticas da gestão municipal. A transparência é fundamental para uma cidade que deseja ter uma gestão eficaz e orientada para o resultado. Por meio do Observatório o cidadão consegue ter a dimensão, de forma objetiva, de tudo o que está sendo feito no município e qual direcionamento está tendo o valor arrecadado por meio dos impostos”, afirma Parimoschi.
Além da transparência, o gestor explicou ao público conceitos de sucesso aplicados em Jundiaí, como as práticas de governança e capacitação constante dos servidores, para que eles tenham capacidade de cuidar dos projetos de ponta a ponta, além dos investimentos em tecnologia, aliados ao Programa Cidade Inteligente, e como fazer a gestão do recursos para melhorar o serviço e as entregas para a população.
Vale dizer que Jundiaí é a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Ou seja, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)