A partir de segunda (21), aposentadoria só poderá ser pedida por telefone ou internet
A partir da próxima segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar atendimento presencial para pedidos de aposentadoria por idade e salário maternidade. Os dois benefÃcios só poderão ser solicitados por telefone ou internet.
A análise para concessão da aposentadoria por idade e do salário maternidade já é feita automaticamente, com base nos dados disponÃveis nos sistemas do INSS e do governo, desde setembro de 2017. Até então também era possÃvel fazer o pedido pelo modelo de agendamento, que agora ficará indisponÃvel.
Os benefÃcios poderão ser solicitados no site www.inss.gov.br ou pelo telefone 135. O segurado receberá um número de protocolo e só será chamado a uma agência do INSS em casos excepcionais, como na falta de documentos.
De acordo com o INSS, a mudança deve ocasionar a redução do tempo de análise dos pedidos. Segundo o órgão, outros benefÃcios também passarão a ser solicitados dessa forma “em breve”.
Serviços agendados
A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. São eles:
- Alterar meio de pagamento
- Atualizar dados cadastrais do beneficiário
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de SaÃda Definitiva do PaÃs
- Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
- Cadastrar Declaração de Cárcere
- Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-famÃlia
- Cadastrar ou Renovar Procuração
- Cadastrar ou Renovar Representante legal
- Desbloqueio do BenefÃcio para Empréstimo
- Desistir de Aposentadoria
- Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados Ã
- Pensão por Morte
- Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
- Reativar BenefÃcio
- Reativar BenefÃcio Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
- Renunciar cota de Pensão por Morte ou AuxÃlio-Reclusão
- Solicitar Pagamento de BenefÃcio não Recebido
- Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
- Suspender BenefÃcio Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
- Transferir BenefÃcio para outra Agência
Fonte: Portal G1