Profissionais de Engenharia e Segurança do Trabalho promovem treinamento para equipe de Fisioterapia do Hospital São Vicente
Os fisioterapeutas do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) participaram, na última semana, do Treinamento de Segurança e Saúde ocupacional promovido pelo departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho. O curso foi realizado no anfiteatro Luiz Chrispim e, ao todo, 33 profissionais participaram do treinamento, que foi ministrado pelos técnicos em segurança do trabalho, Tayná Godoi, Bruno Pellicano e Sidinei Donizeti Brocanello.
“O treinamento de Segurança e Saúde Ocupacional tem por finalidade a apresentação dos princípios básicos que compõem as ações de gestão da área na instituição, bem como as regras e procedimentos que, quando aplicados, preservam a saúde e a integridade física do trabalhador. Essa ação teve ampla aceitação dos fisioterapeutas, que também foram bastante participativos”, explica o supervisor e engenheiro, Iberê Ferraz Santos.
Esta é mais uma ação do setor que realiza diversas capacitações durante todo o ano e para diferentes áreas. Todos os temas sobre prevenção de acidentes possuem embasamento técnico legal, ou seja, estão presentes na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, entre outras. A equipe também define os assuntos de acordo com a necessidade de cada área, valendo-se também, como aprendizado, o registro de ocorrências no próprio hospital e de instituições similares.
“A capacitação desses profissionais é realizada, obrigatoriamente, a partir do ingresso de cada novo colaborador na instituição, quando são feitas alterações significativas de legislação e qualquer outra necessidade pontual oriunda de situações do cotidiano. O controle sobre o conhecimento em prevenção é feito por meio de documentação, preparada especificamente para cada fisioterapeuta, neste caso, além da entrega e monitoramento do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, reforça Iberê.
O coordenador da fisioterapia do Hospital São Vicente, Daniel Gimenez, explica que para prevenção de acidentes, relembrar os profissionais das medidas de proteção é fundamental. “Decidimos fazer essa reciclagem com toda a equipe de fisioterapia. Esses são procedimentos que parecem simples, mas que fazem parte das nossas rotinas, das nossas atribuições. Precisamos estar atentos com a nossa saúde e com as questões de biossegurança. Nós entendemos a necessidade de treinar esses profissionais com periodicidade, para que a segurança do trabalhador e a assistência de qualidade para os pacientes sempre seja a prioridade”.
(Fonte/Imagem: Assessoria Hospital São Vicente)