Segundo dia da VI SAP é marcado por palestras e webinários
O segundo dia da VI SAP (Semana de Atualização Pedagógica), promovida pelo programa Escola Inovadora – Unidade de Gestão de Educação (UGE), foi de webinários e palestras promovidas e transmitidas por meio digital. A SAP abre as ações do pilar de formação permanente dos educadores do programa. Neste ano o tema é “Educador Transformador do percurso formativo à transposição didática”. Todas as apresentações contam com intérpretes de libras.
O primeiro webinário foi “A educação integral e a escola contemporânea”, com a professora Pilar Lacerda. “Sempre as pessoas acham que vamos ampliar o tempo quando se fala em educação integral. Você pode fazer em quatro horas ou ampliado. Há a necessidade de sabermos que a educação integral é uma concepção que orienta com vários princípios a escola contemporânea, que dialoga com todos”.
Na sequência, o professor Levindo Diniz Carvalho palestrou sobre “Infância, Cidadania e Educação Integral na cidade”. “Dimensão sensível, imaginária, poética, esses são os desafios que Jundiaí tem dado conta de pensar e levar à reflexão. A cidade tem cuidado das crianças, a responsabilidade coletiva está materializada na cidade. Jundiaí tem investido na escuta das crianças e é um imenso desafio. É preciso entender a realidade das crianças com que estamos lidando”, lembrou.
O período da tarde foi aberto com o webinário “Educadores que se transformam para transformar vidas pela educação”, com a professora Anna Penido. Durante sua explanação, ela lembrou que o educador transformador transforma cotidianamente a prática. Conhecimento, habilidade e atitudes, o aprendizado e aplicação devem ser de maneira articulada, vai determinar como nos relacionamos com os alunos, práticas, com a teoria.
“Precisamos pensar como podemos ser mais relevantes para os estudantes, o que precisamos mudar no externo e no interno. Inovação tem muito a ver com termos desafios, problemas, dificuldades e encontrar novas alternativas para solucionar essas questões. Toda inovação parte de uma necessidade real. Na educação temos dilemas e desafios que são antigos, são problemas crônicos e tentamos resolver com as mesmas alternativas que já não deram resultado. não podemos olhar somente para o retrovisor”, contou Anna.
O encerramento do segundo dia foi com a palestra “Documentar e Registrar ferramentas do professor reflexivo. Entre o ideal e o real, o possível!”, com a professora Maria Alice Proença. Ballet é uma provocação interessante para nós quando pensamos no verbo transformar, qual nova forma vamos dar àquilo que estamos fazendo?
“A documentação alimenta a continuidade, é fundamental eleger, selecionar, ajustar o olhar, pode ser necessário abandonar no meio do caminho. É fundamental a escuta sensível não como um método e sim uma abordagem porque tem flexibilidade, ter sensibilidade para ouvir e ser ouvido, requer criatividade e interpretação”, citou a professora.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)