Faculdade de Medicina de Jundiaà reciclou mais de 7 toneladas de papel e papelão em 2022
A Faculdade de Medicina de Jundiaà (FMJ) trabalha com ações de sustentabilidade desde maio de 2016. Para isso, foi criado o Grupo de PolÃticas de Sustentabilidade (GPS), composto por funcionários, professores e estudantes de medicina. A equipe é responsável por pensar em diferentes ações e executar campanhas para a comunidade FMJ e com isso, colaborar com o futuro do planeta.
Atualmente, a FMJ conta com as seguintes campanhas sustentáveis: descarte correto de papel/papelão, pilhas, baterias e medicamentos; arrecadação de lacres de latinhas, tampinhas de garrafa pet e meias limpas.Â
O destaque de 2022 foi a campanha de papel e papelão que bateu recorde de descarte sustentável: foram 7.140 toneladas.
Após receber os materiais das campanhas, a equipe do GPS encarrega-se de fazer as contagens e proporciona a sua destinação correta. Os estudantes de medicina, professores e funcionários levam o material reciclável a ser descartado, até um espaço reservado para Sustentabilidade, localizado na Unidade 1 da instituição.
Atualmente, a equipe do GPS é composta pelos seguintes membros: professores Danilo Crege e Iraides Nunes, funcionárias Gabriela Rodrigues e Emily Lanjoni e alunas LÃvia Paulucci, Isabella Fromm, Beatriz Verona, Clara Sarmento, Cecilia Moraes, Melissa Araujo, Débora Kariya, Fernanda Azevedo, Vitória Ignacio, Érica Sayuri e Beatriz Terumi.
Curiosidades do papel:
- Para produzir uma tonelada de papel, é necessário aproximadamente 115.000 litros de água
- Uma tonelada de papel reciclado economiza aproximadamente 0,4 hectares de floresta
- Precisamos cortar 17 árvores grandes para produzir uma tonelada de papel
Segundo a jornalista Gabriela Dobre, da Data Scope, ao reciclar uma tonelada de papel, economizamos 20 árvores, 7.000 galões de água, três jardas cúbicas de aterro sanitário e quase 30 kg de poluentes atmosféricos. Uma tonelada de papel reciclado nos ajuda a economizar energia suficiente para abastecer uma casa comum por seis meses. A reciclagem é essencial para reduzir o desmatamento em nosso planeta. Com isso, a FMJ ajudou a poupar 120 árvores e economizar 42 mil galões de água no ano de 2022.
(Fonte/Imagens: Assessoria Faculdade de Medicina de JundiaÃ)