Jundiaiense vence a 5ª edição do Vozes Pela Igualdade de Gênero
A composição “1937”, de autoria do estudante André de Andrade, da Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli, em Jundiaí, foi a grande vencedora da 5ª edição do Vozes pela Igualdade de Gênero, um projeto do Ministério Público de São Paulo e da Secretaria de Estado da Educação, que tem como objetivo estimular a música como meio de sensibilização para problemas sociais.
O tema do concurso deste ano foi “Nossa Voz, Também é Nossa Vacina!” e mais de 150 canções foram inscritas em todo estado. Na premiação desta segunda-feira (6), das 10 músicas finalistas, o estudante jundiaiense André de Andrade ficou com o primeiro lugar.
A música se chama “1937” por ser o ano de publicação da obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, que tem como enredo a vida de meninos abandonados e marginalizados nas ruas de Salvador e que foi a inspiração para a composição. No YouTube, o clipe da música já passa de 5 mil visualizações.
Em entrevista à Secretaria de Estado da Educação, André explicou o processo para que a música ganhasse vida. O jovem tem um pequeno estúdio em casa onde faz suas músicas. “Eu e mais três colegas fomos construindo a letra com os tópicos e as referências que professor passou, fizemos um rascunho. Em casa eu afinei. No mesmo fim de semana fizemos a gravação do clipe e editei. Até que foi rápido”, disse.
(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagens: Secretaria de Estado da Educação)