Prefeitura inaugura segunda unidade da Residência Inclusiva
O prefeito Luiz Fernando Machado inaugurou, na tarde desta terça-feira (07), a segunda unidade da Residência Inclusiva no Município. Instalada em imóvel na rua Francisco Telles, na vila Arens, o serviço é voltado para o acolhimento de pessoas entre 18 e 59 anos, preferencialmente egressos do serviço de acolhimentos para crianças e adolescentes e com diagnóstico de deficiências (intelectual, física, visual ou auditiva).
A primeira unidade do serviço foi inaugurada pela Prefeitura em dezembro de 2020, em imóvel no bairro Bela Vista. Somados, os dois serviços compreendem o acolhimento de até 20 pessoas, com investimento total anual de R$ 1,6 milhão para manutenção das estruturas, profissionais para atendimento e terapias realizadas com os acolhidos.
“Jundiaí faz parte do seleto grupo de Municípios brasileiros que dispõem do serviço de Residência Inclusiva e que, identificada a demanda, passa por sua expansão. É o retrato do protagonismo de uma cidade que se desenvolve e não deixa ninguém para trás”, comentou Luiz Fernando.
O serviço é vinculado à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), com execução indireta, por meio do custeio de Organização da Sociedade Civil (OSC). Assim como na unidade 1, a OSC parceira contemplada é a Associação Pestalozzi de Sumaré.
A gestora da UGADS, Maria Brant, explica o funcionamento do serviço. “Dentro da gestão, é o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) que avalia a elegibilidade dos acolhidos, que podem ser encaminhados do Poder Judicial ou pela rede. Identificada a demanda crescente, optou-se pela abertura de uma nova unidade, já que a determinação é de que cada uma possa contar com até dez acolhidos. Com mais este imóvel para o serviço, é a política socioassistencial da cidade quem sai fortalecida e, por isso, cumprimento as equipes da UGADS e da OSC, além do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)”.
Com funcionamento igual ao de uma residência familiar, a nova unidade conta com sala de convivência, de jantar, cozinha, quatro quartos, banheiros, jardim – todos espaços adaptados para pessoas com deficiência -, além de estrutura administrativa.
Para o presidente da OSC, Darcy Bortolotti, reiterou a importância do serviço. “Esta é uma parceria que temos com a Prefeitura de Jundiaí há três anos e que se amplia com a proposta de acolhimento de pessoas pensando em valorizar as suas potencialidades, a partir do trabalho de uma equipe composta por coordenação, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e profissionais de apoio”.
Uma das moradoras da nova unidade do serviço é Rose Meire Oliveira, de 42 anos, que é cadeirante e faz tratamento de hemodiálise. “Na casa eu tenho uma rotina normal de uma casa e posso interagir com os outros moradores como uma família. Acordo cedo, tomo café da manhã, mexo no meu tablet e ouço muitos audiolivros, pois tenho deficiência visual. Meus pais são falecidos e meus irmãos moram longe, por isso é muito importante contar com este serviço da Prefeitura”, comentou a usuária, que será transferida da unidade 1 para a nova unidade do serviço.
Participaram da entrega os gestores: da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael de Campos; de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi; e de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), Fernando Souza; além do presidente da Câmara Municipal, Antonio Albino, e vereadores.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)