Novos integrantes do Conselho de Assistência Social tomam posse para novo biênio
Os novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio 2023-25 tomaram posse na manhã desta quinta-feira (09), em cerimônia no auditório do Paço Municipal. Com o objetivo de fiscalizar, acompanhar, monitorar e avaliar a política socioassistencial e a rede de serviços, o CMAS é administrativamente vinculado no Município à Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).
O diretor do Departamento de Apoio a Conselhos e Entidades da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Luís Augusto Zambon, deu as boas-vindas aos novos integrantes. “Jundiaí conta com 34 conselhos municipais, dos quais fazem parte cerca de 1300 conselheiros, pessoas que auxiliam o Poder Público na construção e gestão das políticas, que, no caso do CMAS, são as demandas vinculadas ao segmento social”.
Já a gestora da UGADS, Maria Brant, reiterou as frentes de atuação do conselho junto à Unidade. Além da discussão da qualificação das políticas socioassistenciais, o CMAS merece destaque para duas outras frentes importantes do nosso trabalho, que são dar visibilidade ao que já tem sido feito e apreciar as destinações de grande parte dos nossos recursos. Um exemplo disso foi o papel do Conselho na implantação da segunda unidade da nossa Residência Inclusiva, inaugura no início desta semana. Por isso, o Conselho deve ser um espaço de diversidade de vozes e nós, enquanto Poder Público, reiteramos o compromisso de indicar pessoas relevantes e comprometidas com os cargos que ocupam”.
O atual do conselho, Rodrigo Pierobon Rodrigues, fez um balanço da atuação do último biênio. “Foram dois anos com muitos desafios, entre eles a realização, na modalidade on-line da última conferência, em agosto de 2021. Fica o desafio para este biênio programar também uma conferência para este ano, tendo como palavras norteadoras para a política socioassistencial, que são a qualificação e apropriação dessa política”.
A eleição para a mesa-diretora – composta por presidente, vice, mesa diretora – e as indicações das composições das comissões serão feitas durante a primeira reunião ordinária da nova gestão, marcada para a próxima quinta-feira (16), a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, no Complexo Argos. Por conta da paridade prevista pela legislação, o presidente deste biênio deverá ser entre os representantes do Poder Público.
Confira as listas dos novos integrantes, publicada pela Portaria nº 13, de 26 de janeiro de 2026:
Representantes do Poder Público
I – Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS)
Titulares: Maria Brant De Carvalho Falcão, Luiz Guilherme Fuschini Camargo, Bruno Moralles Vechiatto e Natalia de Oliveira Pereira;
Suplentes: Franciellem Telles Germano, Ariane De Lima Macedo, Patrícia Ribeiro Pierassi e Raquel Bellodi Crepaldi;
2 – Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS)
Titular: Iorrane Cunha da Silva;
Suplente: Gabriele Cristina Cipriano de Paiva;
3 – Unidade de Gestão de Educação (UGE)
Titular: Andressa Carolina de Souza;
Suplente: Joyce Rodrigues da Mota Iole;
4 – Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL)
Titular: Paulo Cesar de Sant’Anna;
Suplente: Vanderlei Seregati;
5 – Unidade de Gestão de Cultura (UGC)
Titular: Ana Paula Marin;
Suplente: Priscila Bonifácio;
6 – Fundação Municipal de Ação Social (Fumas)
Titular: Ana Paula dos Santos Pires;
Suplente: Eda Aparecida Selicani Morikuri.
Representantes da Sociedade Civil
1 – Representantes de Movimentos, Entidades e Organizações
Titulares: Amanda de Almeida (Associação e Comunidade Casa de Nazaré), Rodrigo Pierobon Rodrigues (Associação Acolhimento Bom Pastor) e Kelly Isabelly Godoy da Cruz (Instituto Nacional de Desenvolvimento Social d Cultural – Indesc);
Suplente: Ana Maria Gomes de Melo (SOS – Serviço de Obras Sociais), Marcia Aparecida de Oliveira (Cidade Vicentina Frederico Ozanam) e Maria Polli Mendes Pereira (Cáritas Diocesana de Jundiaí);
2 – Representantes de Trabalhadores do SUAS Jundiaí – Sistema Único da Assistência Social / Fórum de Trabalhadores do SUAS
Titulares: Anelise Alves de Lima e Reinaldo Fernandes;
Suplente: Eliana Alves de Oliveira e Juliana da Paz;
3 – Representantes dos Usuários do SUAS:
Titulares: Maria Aparecida Francisca de Carvalho (Cras Oeste), Marina Gonçalves Neto (Rede Socioassistencial do Jardim Novo Horizonte) e Salete Aparecida Dos Santos (Cras Nordeste)
Suplente: Maria de Fátima da Silva (Rede Socializa-Ação – São Camilo).
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)