Núcleo de Articulação dá início ao Projeto Embaixadores da Juventude
A Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas – Assessoria de Políticas para a Juventude, se reuniu na manhã desta segunda-feira (13) para dar início ao Projeto “Embaixadores da Juventude”, uma dinâmica criada a fim de fomentar o protagonismo da juventude no processo de construção do Plano Municipal da Juventude, que será entregue no fim do ano.
A ação é voltada para as instituições de ensino médio do Município onde, por meio de edital, as escolas tiveram a oportunidade de indicar um jovem para representar a instituição neste processo. Nesta segunda, os novos participantes estiveram no Paço Municipal para conhecer melhor o funcionamento deste grupo de trabalho, por meio da Assessora Especial para a Juventude, Letícia Atique Branco. Também esteve presente a Gestora Adjunta da UGCC, Carmen Juncal Tubini, representando o Gestor da Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael.
“O jovem não é o futuro, ele é o agora. Temos que pensar no Plano Municipal da Juventude de forma que ele acompanhe tanto a realidade de hoje quanto o cenário do futuro. Nossa missão é estimular a participação dos jovens para a criação das ações propostas pelo Plano”, afirma Letícia, que realizou uma apresentação com o balanço da pesquisa realizada nas escolas municipais jundiaienses durante o ano passado. Neste ano, a pesquisa será expandida para mais escolas.
“A elaboração do Plano Municipal da Juventude é de grande importância para a cidade, principalmente para que possamos traçar metas e objetivos para o futuro, principalmente dos nossos alunos”, comenta a Gestora Adjunta, Carmen Tubini.
Ao todo, foram indicados 26 jovens, e neste primeiro encontro foi abordado o tema “Do Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil”, pelo advogado convidado Dr. Gabriel Martins Cotrin, Presidente da Comissão “Jovem Advocacia” da OAB Jundiaí, que fez uma apresentação sobre cidadania e os direitos da juventude no Brasil.
Durante o ano de 2023, outros nove encontros serão realizados até o mês de outubro, cada um deles com um tema diferente a ser abordado, a pedido do Prefeito Luiz Fernando Machado, que enfatiza a importância do desenvolvimento deste Plano Municipal, por meio do Estatuto Nacional da Juventude para o desenvolvimento de propostas condizentes com a realidade dos jovens no município. “É fundamental que a Administração Pública seja baseada em evidência, dados, pesquisas e avaliações”, conclui o prefeito.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)