Conselho Municipal dos Direitos da Mulher completa 20 anos com solenidade
Uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (27), no auditório do Paço Municipal, marcou a comemoração dos 20 anos de existência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O Conselho é um importante elo entre a administração e a sociedade civil e auxilia na elaboração de políticas públicas. Ele atua em conjunto com a Assessoria de Políticas para as Mulheres, vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC).
“O Conselho de Políticas Públicas para as Mulheres e todos os demais conselhos dão a oportunidade para a sociedade civil participar e trazer boas ideias para a administração pública, principalmente em relação ao respeito e à qualidade de vida da mulher no nosso município”, comenta a assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Jundiaí, Penha Camunhas Martins.
A cerimônia contou com a leitura de uma carta escrita pela primeira presidente do Conselho, Maria Rita Haddad, mulher do ex-prefeito jundiaiense Miguel Haddad, com falas de mulheres representantes de outros Conselhos Municipais e uma apresentação da história e importância do Conselho, feita pela presidente Francine Galeóti Oliveira. Também estiveram presentes os gestores da Casa Civil, Gustavo Maryssael, e da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.
“Devemos atender às mulheres das mais diferentes realidades. Aqueles que moram na periferia, as mulheres pretas, as mulheres que possuem deficiência, as vítimas de violência, e todas aquelas que permanecem invisíveis à nossa sociedade. Nosso principal objetivo é mudar a vida dessas mulheres”, aponta Francine.
O gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael, foi quem representou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Somos os responsáveis por fazer a ligação entre a sociedade civil e o poder público. Hoje, as mulheres já caminham lado a lado até à frente dos homens em diversas atividades, e isso deve ser cada ver mais recorrente”, afirma.
A cantora jundiaiense Gabi finalizou a tarde com uma apresentação musical. O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher foi criado em 26 de fevereiro de 2003, pela lei número 5.999.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)