Unidades de saúde registram grande movimento para vacinação contra COVID-19
As Unidades de Saúde de Jundiaí registraram uma grande movimentação para aplicação da dose bivalente do imunizante da Pfizer. Ao todo, 7158 pessoas compareceram para receber o reforço, sendo a maioria o público com mais de 60 anos.
O casal Nelson Bercelli e Leonor Bercelli não perderam tempo e foram à Clínica da Família da Vila Hortolândia, ainda pela manhã, para receber o imunizante. “Acreditamos na ciência e saímos da situação mais crítica da pandemia por causa da vacina. Até hoje fomos vacinados com todas as doses necessárias”, afirmou Nelson.
Nesta primeira fase, o público apto à vacinação com a dose de reforço bivalente são as pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos. Além disso, devem ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou AstraZeneca) com um intervalo da última aplicação de, pelo menos, quatro meses.
“A vacina bivalente é um imunizante atualizado que protege contra a cepa original do vírus e também contra a variante ômicron, que é a que tem registrado um maior número de casos. A imunização segue sendo fundamental para controlarmos a doença e evitarmos que ela volte a atingir a população em grande escala”, avalia a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.
Aplicação continua
A vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família da cidade, ao longo de toda essa semana, no período da manhã. Não há necessidade de agendamento prévio.
Além disso, as demais doses Pfizer Baby (6 meses a 4 anos – D1, D2 e D3), Pfizer Pediátrica (5 a 11 anos – D1, D2 e Dose de Reforço) e doses para pessoas com 12 anos ou mais contra COVID-19 serão disponibilizadas, assim como a atualização da carteira de vacinação, infantil e adulta, com doses de rotina disponíveis nas Unidades de Saúde.
(Fonte / Imagens: Prefeitura de Jundiaí)